13
View
Open Access Peer-Reviewed|
RESUMOS DE TESES



 

 

Braquiterapia de alta taxa de dose no tratamento dos sarcomas de partes moles de adultos: análise de resultados e complicações.

Autor: Antonio Cassio Assis Pelizzon.
Orientador: Wladimir Nadalin.
Área de concentração: Radiologia.
Dissertação de Mestrado. FMUSP, 2000.

 

 

Estudo retrospectivo, em que se analisou a incidência de complicações agudas e tardias na pele, subcutâneo e osso, após a introdução de braquiterapia de alta taxa de dose (BATD) associada a teleterapia (RXT) e cirurgia conservadora, no tratamento de sarcoma de partes moles de extremidade em adultos.

Foram elegíveis 28 pacientes, submetidos a RXT (30 a 55 Gy) e BATD (18 a 36 Gy). A dose de RXT entre 30 e 40 Gy foi o único dado de significado estatístico em relação à menor chance de surgimento de complicações agudas (p = 0,00793). Sexo, BATD, localização tumoral, grau de diferenciação e número de cateteres não foram de significado estatístico. A estimativa de sobrevida livre de doença e sobrevida global (Kaplan-Meier) foram de 75% e 96,4% em 55 meses.

 

 

Aplicações clínicas das seqüências de difusão e perfusão por ressonância magnética no sistema nervoso central.

Autor: José Luiz Barbanti Pereira Leite.
Orientador: Alvaro Cebrian de Almeida Magalhães.
Área de concentração: Radiologia.
Dissertação de Mestrado. FMUSP, 2000.

 

 

O autor realizou uma revisão na literatura médica entre 1954 e 1999, a respeito das seqüências de difusão, perfusão e volume sanguíneos cerebrais por ressonância magnética no sistema nervoso central, considerando as principais seqüências usadas na prática clínica e suas importâncias nas diferentes patologias, principalmente no diagnóstico precoce da isquemia aguda. As seqüências de difusão podem ainda dar informações importantes na eclâmpsia, gliomas, cistos aracnóides e epidermóides, doença de Creutzfeldt-Jakob, diferenciação de abscessos de tumores, na epilepsia, no estudo da mielinização, hipertensão intracraniana idiopática, depressão alastrante e esclerose múltipla.


Creative Commons License
This work is licensed under an Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), effective June 9, 2022. Previously, the journal was licensed under a Creative Commons Attribution - Non-Commercial - Share Alike 4.0 International License.

Site Map



  • SPONSORED BY

Av.Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4554 - Fax: (11) 3372-4554

© All rights reserved 2025 - Radiologia Brasileira