|
            
                        
                        
                        
                    
   RESULTADOS: O estudo de reprodutibilidade foi positivo e significativo    para as relações de mio-inositol (mIns), colina (Cho) e glutamina    + glutamato (Glx) em ambas as seqüências. Em relação    à capacidade de detectar EH, os seguintes valores foram obtidos para    ambas as seqüências: sensibilidade de 82,3%, especificidade de 92%    e acurácia de 86,85%.    
   CONCLUSÃO:    Os valores obtidos com ambas as seqüências foram similares àqueles    previamente publicados com a utilização da seqüência    STEAM na avaliação de pacientes cirróticos. Como a técnica    PRESS fornece aproximadamente os mesmos resultados quantitativos, com redução    do tempo de aquisição pela metade, esta seqüência deve    ser o método de escolha para estudar espectros protônicos com TE    curto. Os altos níveis de sensibilidade, especificidade e acurácia    da concentração cerebral de Glx para diagnosticar EH sugerem que    os metabólitos incluídos nesta faixa espectral possam se tornar    marcadores importantes para o diagnóstico e manejo desta condição.
Estudo experimental da influência da filtração na dose de radiação e qualidade de imagens em raios-x de tórax pediátrico
Autor: Renato    Dimenstein.    
   Orientador:    Henrique M. Lederman.    
   Tese de Mestrado.    Unifesp/EPM, 2005.
OBJETIVO:    Estudar a influência da filtração de fótons de raios-X    e sua correlação com a dose de radiação e a qualidade    das imagens radiográficas.    
   MÉTODOS: A verificação da influência da filtração    foi aplicada aos estudos radiológicos do tórax pediátrico,    por intermédio de um simulador antropomórfico equivalente a uma    criança de cinco anos de idade, e com ferramentas de resolução    (pares de linha por milímetro) e de contraste (escada de Al). As simulações    foram realizadas em equipamento de raios-X com filtração inerente    (2,5 mmAl), e com inserção de filtros adicionais de 2,0 mmAl,    de 1,0 mmAl com 0,1 mmCu e de 1,0 mmAl com 0,2 mmCu. As imagens radiográficas    do simulador foram adquiridas com os diferentes filtros em modo manual e automático    de exposição (AEC). Durante as simulações foram    realizadas medidas de dose de radiação com pastilhas termoluminescentes    (TLD), inseridas na entrada e dentro do simulador.    
   RESULTADOS:    Os resultados obtidos indicaram que a utilização da filtração    adicional não alterou a resolução de imagens em termos    de pares de linha/mm e possibilitou uma redução de dose de radiação    de até 70% em comparação com a filtração    inerente.    
   CONCLUSÃO:    A utilização de filtração adicional de 1,0 mmAl    com 0,2 mmCu apresentou a melhor relação entre dose de radiação    e qualidade de imagens, atendendo-se assim o princípio de otimização    de dose preconizado pelo ALARA.
