Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 41 nº 5 - Set. / Out.  of 2008

EDITORIAL
Print 

Page(s) V to V



Os 60 anos do CBR

Autho(rs): Giovanni Guido Cerri

PDF Português      

PDF English

Texto em Português English Text

Este marco na história da especialidade teve suas bases formalizadas na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no dia 15 de setembro de 1948, ocasião em que se realizou a I Jornada Brasileira de Radiologia, presidida pelo prof. Rafael de Barros, titular do Departamento de Radiologia e diretor do Serviço de Radiologia do Hospital das Clínicas, e como secretário, o prof. Walter Bomfim Pontes, grande impulsionador desse movimento.

O evento, que também foi o marco inicial para a concretização de uma idéia, a da criação de uma entidade representativa dos médicos radiologistas, somou esforços dos dois centros especializados, Rio de Janeiro e São Paulo, e deu origem ao Congresso Brasileiro de Radiologia, hoje em sua 37ª edição. Era diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo o prof. Renato Locchi, avalizando e abrindo espaço para a iniciativa.

O registro é importante pelo papel desempenhado pelo CBR ao longo destes 60 anos, pela contribuição dos radiologistas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em especial o prof. Walter Bomfim Pontes, que durante muitos anos secretariou a diretoria da entidade, compondo, juntamente com o prof. José Maria Cabello Campos e o dr. José Morethzon de Castro, a primeira diretoria.

Por duas vezes a entidade foi presidida por profissionais ligados ao Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas, respectivamente, o prof. Giovanni Guido Cerri e o dr. Luiz Karpovas, emprestando sua colaboração a diversas e sucessivas diretorias, em cargos executivos ou de atualização científica.

O Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas, que em 2009 completará 15 anos de existência, é resultado do trabalho de especialistas que contribuíram para o seu atual formato, onde pontificaram nomes como prof. Rafael de Barros, prof. Paulo de Almeida Toledo, prof. Álvaro de Almeida Magalhães, prof. Walter Bomfim Pontes, dr. Apparicio de Mello, entre outros, e hoje tem participação ativa na vida do CBR, seja pelo seu corpo de colaboradores, nos eventos por ele realizados, ou na publicação de artigos científicos e em iniciativas de interesse da classe.

Vale refletir sobre o papel do CBR ao longo destas seis décadas, agregando especialistas, fortalecendo os laços profissionais, integrando-se aos princípios defendidos pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Federal de Medicina, na defesa de um profissional qualificado e atualizado.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554