Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 42 nº 3 - Maio / Jun.  of 2009

RESUMOS DE TESES
Print 

Page(s) 178 to 178



Embolização arterial no trauma pélvico

Autho(rs): Guilherme de Palma Abrão

PDF Português      

Texto em Português English Text

Autor: Guilherme de Palma Abrão.
Orientador: José Guilherme Mendes Pereira Caldas.
[Tese de Doutorado]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2008.

O trauma pélvico apresenta alta morbimortalidade, especialmente nos casos de dupla ruptura do anel pélvico, em razão da hemorragia. O objetivo deste trabalho é observar o tempo transcorrido até a realização do tratamento endovascular, a sua eficácia e a estratégia de exames complementares empregada.

Cinquenta e três pacientes com fratura de bacia pós-traumática foram submetidos a embolização arterial, num estudo retrospectivo e prospectivo realizado no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2005. A idade dos pacientes variou entre 17 e 93 anos, com média de 37,5 anos. Houve predomínio do sexo masculino, com 62,2%.

A causa mais frequente do trauma nos pacientes incluídos no estudo foi o acidente de moto, em 36% dos casos. Predominaram as fraturas com dupla ruptura do anel pélvico, encontradas em 71,6% dos casos. Quarenta e nove pacientes apresentavam instabilidade hemodinâmica, e destes, todos receberam derivados sanguíneos previamente à realização do tratamento endovascular. Neste estudo, 38,7% (n = 19) dos pacientes instáveis foram submetidos a exame de tomografia computadorizada antes do tratamento endovascular, e o tempo médio desse grupo para chegar à sala de radiologia vascular foi de 230,45 minutos. Em relação aos pacientes enviados diretamente à arteriografia com intenção terapêutica, o tempo médio até o início da realização do tratamento foi de 146,77 minutos. A diferença entre as taxas de mortalidade precoce nos grupos de pacientes submetidos ou não à tomografia computadorizada previamente ao tratamento endovascular foi de 5,63%. O choque hemorrágico foi a causa de óbito em 63,33% dos pacientes que apresentaram mortalidade precoce.

Na conduta inicial desses pacientes preconiza-se realizar o menor número possível de intervenções até que se obtenha o controle da hemorragia. O tempo transcorrido até a chegada na sala de radiologia vascular é fator importante no prognóstico dos pacientes com fraturas hemorrágicas da bacia. O tratamento endovascular é uma importante ferramenta nos pacientes hemodinamicamente instáveis inicialmente.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554