Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 43 nº 1 - Jan. / Fev.  of 2010

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 46 to 46



Apneia obstrutiva do sono: estudo por meio de telerradiografias horizontais e verticais

Autho(rs): Fabio Nauff

PDF Português      

Texto em Português English Text

MÉTODOS: Foram avaliados os cefalogramas obtidos de telerradiografias de 22 indivíduos do gênero masculino portadores de apneia obstrutiva do sono diagnosticada por polissonografia (índice de apneia-hipopneia > 10 eventos/hora) e com sobrepeso (índice de massa corporal entre 25 e 34,9 kg/m2). As telerradiografias, em norma lateral, foram realizadas com o indivíduo nas posições vertical (em pé) e horizontal (deitado em decúbito dorsal). No traçado cefalométrico, as vias aéreas superiores na região craniofacial foram demarcadas e divididas em três setores: nasofaringe, orofaringe e hipofaringe. As áreas dos três setores foram mensuradas e comparadas para as duas posições do indivíduo, assim como o menor diâmetro da orofaringe e da hipofaringe. Comparou-se também, a área do palato mole e o seu maior diâmetro.
RESULTADOS: A posição em pé apresentou, em média, maior área da nasofaringe (p = 0,001), área da orofaringe (p < 0,001), área da hipofaringe (p < 0,001), e menor diâmetro da orofaringe (p < 0,001) e da hipofaringe (p < 0,001), em comparação com a posição deitada. Em contrapartida, a posição deitada apresentou, em média, maior área do palato mole (p < 0,001) e maior diâmetro do palato mole (p = 0,007) do que a posição em pé.
CONCLUSÕES: Os indivíduos com apneia obstrutiva do sono, ao variar sua postura da posição vertical para a horizontal, sofrem redução da área das vias aéreas superiores e do menor diâmetro da orofaringe e hipofaringe, sugerindo obstrução. O palato mole, com o indivíduo na posição supina, apresentou maior área radiográfica e largura em relação ao indivíduo na posição vertical.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554