Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 41 nº 2 - Mar. / Abr.  of 2008

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 98 to 98



Ultra-sonografia na avaliação de um modelo experimental de esteatose e cirrose em ratos Wistar

Autho(rs): Andréia de Seixas Lessa

PDF Português      

Texto em Português English Text

MÉTODOS: Inicialmente, ratos Wistar saudáveis (n = 276) foram examinados por ultra–sonografia para se estabelecerem parâmetros de normalidade. A seguir, 40 ratos Wistar foram divididos em dois grupos, um deles submetido a dieta com ração padrão e água (grupo controle, n = 10) e o outro grupo submetido ao protocolo de indução de lesão hepática (grupo induzido, n = 30). A indução foi realizada mediante ingesta estrita de dieta líquida alcoólica associada a injeção intraperitoneal de tetracloreto de carbono, três vezes por semana. Os exames de ultra–sonografia incluíram a observação da ecotextura hepática, da relação entre as ecogenicidades hepática e renal (Eco–H/Eco–R) e da presença de ascite, e a aferição do diâmetro transverso do fígado (DT), dos diâmetros ântero–posterior (DAPLD) e longitudinal (DLLD) do segmento posterior do lobo direito do fígado, da área do baço (AB) e do calibre da veia porta (CVP). Foram efetuados nas semanas 0, 4, 8, 12 e 15 de experimento. Após os exames, os ratos eram sacrificados e seus fígados, removidos para análise histológica. Os achados da ultra–sonografia associados à presença de esteatose hepática e cirrose foram identificados e descritos.
RESULTADOS: Os ratos saudáveis e os do grupo controle apresentaram parênquima hepático homogêneo, superfície regular e predominantemente Eco–H < Eco–R (96,4%). DT, DAPLD, DLLD, AB e CVP mostraram distribuição normal. A ultra–sonografia foi capaz de detectar esteatose hepática mediante a observação de aumento difuso da ecogenicidade hepática, que se iguala ou supera a da cortical renal, CVP inferior a 0,21 cm (normal) e ausência de ascite. Os achados da ultra–sonografia que se mostraram relevantes para o diagnóstico de cirrose foram o parênquima hepático heterogêneo e grosseiro, com irregularidade ou nodularidade de sua superfície, a ecogenicidade do fígado que se igualou ou superou a da cortical do rim direito, a medida do CVP maior ou igual a 0,21 cm, e a pesquisa de ascite, cuja presença implicou o diagnóstico de cirrose.
CONCLUSÃO: Este estudo sugere que a ultra–sonografia é um método não–invasivo válido para o diagnóstico e acompanhamento de esteatose e cirrose hepáticas em ratos Wistar.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554