QUAL O SEU DIAGNÓSTICO?
|
|
|
|
Autho(rs): Fábio Abilio Gomes de Almeida, Marcelo Bordalo-Rodrigues |
|
Descrição das imagens Figuras 1 a 4. Hipossinal em T1 e hipersinal em T2 da gordura de Kager, indicando edema, com aspecto normal das estruturas ósseas, tendíneas e ligamentares. O tendão calcâneo também apresenta aspecto normal, assim como o seu paratendão.
Diagnóstico: Processo inflamatório no coxim adiposo de Kager associado ao HIV.
COMENTÁRIOS O número de pessoas infectadas pelo HIV continua aumentando no mundo todo, porém a terapia antirretroviral propiciou um aumento na sobrevida destes pacientes. Dessa forma, um número cada vez maior de casos com acometimento do sistema músculo-esquelético vem sendo reportado na literatura. Em 2007, foi descrita uma forma de envolvimento inflamatório inespecífico na gordura de Hoffa e associada à infecção pelo HIV(1). Estes casos geralmente são associados a dor inespecífica e sem fatores predisponentes. Como em todos os casos descritos de acometimento da gordura de Hoffa, nosso paciente também estava em terapia antirretroviral, e até o presente momento não é possível afirmar se a medicação seria um fator causal único ou associado. A associação com a clássica lipodistrofia secundária ao uso de inibidores da protease não foi encontrada, supondo que se trata de processos distintos e não relacionados. Dos casos apresentados na literatura, três apresentavam indícios de necrose avascular associada às estruturas ósseas adjacentes. Embora já tenha sido estabelecida a relação entre a necrose avascular e o uso de antirretrovirais, ainda não é possível afirmar se os processos inflamatórios nos coxins de Hoffa e Kager fazem parte do espectro da necrose avascular ou se são processos patológicos independentes. No nosso caso o sinal da medular óssea encontrava-se preservado. O diagnóstico diferencial inclui um processo inflamatório relacionado ao tendão calcâneo, particularmente uma paratendinose. Neste caso, além do acometimento da gordura de Kager, o edema tende a envolver circunferencialmente o tendão calcâneo, acometendo o seu paratendão.
REFERÊNCIA 1. Torshizy H, Pathria MN, Chung CB. Inflammation of Hoffa's fat pad in the setting of HIV: magnetic resonance imaging findings in six patients. Skeletal Radiol. 2007;36:35-40. [ ]
Endereço para correspondência: |