Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 43 nº 3 - Maio / Jun.  of 2010

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 202 to 202



Avaliação da função ventricular esquerda: comparação entre sequência de ressonância magnética com múltiplas apneias e sequência sem pausa respiratória e com número elevado de excitações

Autho(rs): Edson Minoru Nakano

PDF Português      

Texto em Português English Text

Métodos: Em 32 voluntários sadios, foram comparados os volumes e massas do ventrículo esquerdo (VE), obtidos por meio de duas sequências de RM em modo cine. A primeira, tradicionalmente utilizada e considerada padrão, em apneia e com 1 NEX. A segunda, em respiração livre e com elevação do NEX para 3. Três leitores, com diferentes níveis de experiência, testaram a reprodutibilidade e a concordância inter- e intraobservador. Para a análise estatística foram utilizados o coeficiente de correlação intraclasse, o teste t-pareado, os gráficos de Bland-Altman e o teste do sinal.

Resultados: Observaram-se imagens de qualidade inferior nas sequências com 3 NEX, porém, para leitores experientes e adequadamente treinados, sem prejuízo para o cálculo de volumes e massas ventriculares. Foram possíveis ótimas correlação e concordância em relação à sequência padrão (em apneia), com coeficiente de correlação intraclasse superior a 0,913, níveis descritivos do teste t-pareado superiores a 0,05, gráficos de Bland-Altman apresentando as diferenças distribuídas aleatoriamente em torno do zero, e o teste do sinal com nível descritivo superior a 0,05.

Conclusão: A sequência com 3 NEX apresentou uma ótima reprodutibilidade e concordância em relação à sequência padrão, em apneia, tradicionalmente utilizada.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554