Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 43 nº 3 - Maio / Jun.  of 2010

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 184 to 184



Estudo comparativo da detecção de sinais em imagens adquiridas nos sistemas mamográficos digitais com detectores de iodeto de césio e de selênio amorfo

Autho(rs): Carolina Andrea Riveros Barbuti

PDF Português      

Texto em Português English Text

Métodos: Imagens do simulador ALVIM Statistical Phantom modelo 18-209, simulando mamas com espessuras de 4,5 cm e 6,5 cm, foram obtidas em sistemas geradores de imagens digitais com detectores de iodeto de césio e de selênio amorfo. Participaram deste estudo três médicas com experiência em leitura de mamografia, submetidas a treinamento em leitura de imagens digitais. As leituras foram efetuadas em estação de trabalho com monitor de alta resolução, permitindo o uso de ferramentas de pós-processamento, como ampliação, inversão da escala de cinza, ajustes no contraste e brilho, segundo critérios preferenciais de cada especialista. Aplicou-se uma escala de cinco níveis de confiança (scores) para qualificar e caracterizar as estruturas. Um software registrou automaticamente as respostas das leitoras referentes à identificação e localização das estruturas simuladas e os dados inseridos foram comparados aos verdadeiros previamente registrados no banco de dados, determinando-se o grau de concordância entre as respostas. Efetuou-se análise estatística, utilizando análise de concordância dos resultados (kappa), e as probabilidades de detecção (Pdet) por meio da teoria de detecção dos sinais.

Resultados: Os índices de verdadeiro-positivos e falso-positivos na detecção de estruturas foram, em média, superiores nas imagens adquiridas no sistema digital com detector de selênio e no sistema com detector de iodeto de césio, respectivamente. A detecção de estruturas nas imagens adquiridas no sistema digital com detector de selênio foi superior em relação às adquiridas no sistema com detector de iodeto de césio. Nas imagens adquiridas no equipamento com detector de selênio houve superioridade na detecção de estruturas nas imagens submetidas à leitura utilizando ampliação digital, comparativamente às submetidas à leitura usando todas as ferramentas de pós-processamento. Estas diferenças foram mais significativas nas imagens simulando mama com espessura de 4,5 cm.

Conclusão: Houve melhor desempenho na detecção de estruturas nas imagens adquiridas no sistema digital com detector de selênio, comparativamente às adquiridas no sistema digital com detector de iodeto de césio, e houve melhor desempenho na detecção de estruturas nas leituras submetidas à leitura apenas com ampliação digital, quando comparadas às imagens submetidas a todas as ferramentas de pós-processamento.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554