Descritores: Articulação zigapofisária; Injeções intra-articulares; Injeções espinhais; Curva de aprendizado; Modelos anatômicos; Radiologia intervencionista.
Keywords: Zygapophyseal joint; Injections, intra-articular; Injections, spinal; Learning curve; Models, anatomic; Radiology, interventional.
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Resumo:
OBJETIVO: Desenvolver um simulador para treinamento em punção de articulações facetárias guiada por fluoroscopia e avaliar a curva de aprendizado neste procedimento em um grupo de residentes de radiologia.
MATERIAIS E MÉTODOS: Tomando uma coluna lombar humana como modelo, desenvolvemos cinco vértebras lombares feitas de meta-crilato e gesso. Essas vértebras foram combinadas para formar um modelo anatômico de coluna lombar. Utilizamos um invólucro de silicone para simular a musculatura paravertebral. O modelo foi colocado dentro do tronco de um manequim de plástico. Recrutamos 12 voluntários dentre residentes de radiologia de nosso departamento. Cada aluno realizou 16 punções de articulações facetárias em nosso simulador em uma única sessão de treinamento. Usamos três parâmetros para avaliar as curvas de aprendizado: tempo de procedimento, tempo de fluoroscopia e qualidade do procedimento, definida pelo posicionamento da agulha.
RESULTADOS: As curvas de aprendizado de todos os estudantes mostraram melhora nos tempos de procedimento e fluoroscopia com o treinamento. O parâmetro de qualidade do procedimento também mostrou melhora, definida por decréscimo no número de punções inadequadas.
CONCLUSÃO: Apresentamos um modelo simulador simples e de baixo custo para treinamento em punção de articulações facetárias. As curvas de aprendizado de nossos estudantes mostraram melhora em todos os parâmetros avaliados.
Abstract:
OBJECTIVE: To develop a simulator for training In fluoroscopy-guided facet joint Injections and to evaluate the learning curve for this procedure among radiology residents.
MATERIALS AND METHODS: Using a human lumbar spine as a model, we manufactured five lumbar vertebrae made of methacrylate and plaster. These vertebrae were assembled in order to create an anatomical model of the lumbar spine. We used a silicon casing to simulate the paravertebral muscles. The model was placed into the trunk of a plastic mannequin. From a group of radiology residents, we recruited 12 volunteers. During simulation-based training sessions, each student carried out 16 lumbar facet injections. We used three parameters to assess the learning curves: procedure time; fluoroscopy time; and quality of the procedure, as defined by the positioning of the needle.
RESULTS: During the training, the learning curves of all the students showed improvement in terms of the procedure and fluoroscopy times. The quality of the procedure parameter also showed improvement, as evidenced by a decrease in the number of inappropriate injections.
CONCLUSION: We present a simple, inexpensive simulation model for training in facet joint injections. The learning curves of our trainees using the simulator showed improvement in all of the parameters assessed.
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