Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 47 nº 2 - Mar. / Abr.  of 2014

EDITORIAL
Print 

Page(s) IX to IX



A medicina de bolso

Autho(rs): Alexandra Monteiro

PDF Português      

PDF English

Texto em Português English Text

mHealth, ou "medicina móvel", é um tema, em geral, associado no cotidiano mais diretamente ao uso de aparelhos celulares ou tablets. Uma tendência universal de convergência de todas as informações e imagens dos pacientes, bancos de dados como fonte de informação, redes sociais acadêmicas, suporte remoto especializado e afins, como apoio à prática do médico e ao ensino da medicina. Além, é claro, da possibilidade de acesso, pelos pacientes, aos seus laudos, exames e agendamentos. No entanto, outras tecnologias de baixo custo podem ser utilizadas, como o Raspberry Pi, um computador do tamanho de um cartão de crédito desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi(1). Este projeto teve como base facilitar e estimular o ensino da ciência da computação para crianças naquele país, uma ciência que estuda técnicas, métodos e instrumentos computacionais, que automatiza processos e desenvolve soluções baseadas no uso do processamento digital. O sucesso desse projeto motivou outras aplicações, inclusive na saúde, onde está sendo proposta, também, a sua utilização como visualizador de imagens DICOM. Todo o hardware é integrado em uma única placa que pode ser acoplada a um monitor, mas, obviamente, sem atingir os requisitos mínimos em protocolos de comunicação, formato de arquivo ou algoritmos em acordo com o padrão atual DICOM e HL7(2). Essa solução pode auxiliar, talvez, aos clínicos na visualização de imagens, mas, a rigor, não deverá ser utilizado como uma ferramenta de trabalho para o médico radiologista. Neste número da Radiologia Brasileira é introduzido o tema "Raspberry Pi: dispositivo de 35 dólares para visualização de imagens DICOM"(3). Cabe, portanto, a reflexão sobre o tema.


REFERÊNCIAS

1. Fundação Raspberry Pi. [acessado em 17 de março de 2014]. Disponível em: http://www.raspberrypi.org/.

2. Manual de certificação para sistemas de registro eletrônico em saúde. [acessado em 17 de março de 2014]. Disponível em: http://www.sbis.org.br/indexframe.html.

3. Paiva AO, Moreira RO. Raspberry Pi: dispositivo de 35 dólares para visualização de imagens DICOM. Radiol Bras. 2014;47:99–100.










Doutora, Professora Associada da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: monteiroamv@gmail.commonteiroamv@gmail.com
 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554