Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 45 (Supl.1) nº 0 -  of 2012

XL CONGRESSO BRASILEIRO DE RADIOLOGIA - PAINÉIS ELETRÔNICOS
Print 

Page(s) 16 to 17



Mama

PDF Português      

Texto em Português English Text

Código do trabalho: 27

Classificação da retração do mamilo em imagens simuladas digitais.

Renan Caldeira Menechelli; Patrícia Bellin Ribeiro; Homero Schiabel

Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo (EESC-USP) – São Carlos, SP, Brasil.

Esquemas de diagnóstico auxiliado por computador (CADx) estão sendo constantemente aprimorados através da implementação de módulos para detecção e classificação do câncer de mama. No intuito de incorporar maior funcionalidade a um protótipo de um esquema CADx desenvolvido em nosso grupo de pesquisas, este trabalho tem por objetivo avaliar a classificação de mamilos em "normal" ou "retraído", representados em imagens simuladas digitais baseadas em mamografias clínicas. Devido ao pequeno número disponível de exames em cujo diagnóstico é mencionada a retração de mamilo, foi selecionado um conjunto com poucas imagens reais, sob as quais delimitaram-se regiões de interesse (ROI) para serem segmentadas. Em função da análise das características de cada ROI, construiu-se uma base com 200 imagens que simulam diferentes tipos de mamilos normais e retraídos. Após extração e seleção de 29 atributos, as imagens foram submetidas à classificação pela rede neural artificial Perceptron multi-camadas com o algoritmo de treinamento backpropagation. Obteve-se uma taxa de 97% de generalização através da validação-cruzada e Az (área sob a curva ROC) igual a 0,97. Os resultados obtidos expressam a eficiência do método proposto, o que o torna viável à aplicação com imagens mamográficas reais, possibilitando o desenvolvimento de um módulo adicional para um esquema CADx.




Código do trabalho: 161

Indicações da ressonância nuclear magnética para o rastreamento do câncer de mama.

Natalia Palmeira Lima1; Mirelle Maria Lima2; Leonardo Monteiro Doria1; Julieth Pires Andrade1; Luis Carlos Magalhaes1; Olivia Ximenes Queiroga1; Milena Ferreira Pinto1

1. Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba – João Pessoa, PB.
2. Real Hospital Português – Recife, PE, Brasil.

O câncer de mama é a neoplasia maligna mais frequente na mulher brasileira, atingindo uma faixa etária preferencialmente após os 40 anos. Porém, acompanhando um fenômeno mundial, cada vez mais jovens as brasileiras são diagnosticadas com câncer de mama. Os exames indicados pelo Ministério da Saúde para o rastreamento do câncer de mama são a mamografia para mulheres acima de 50 anos e a ultrassonografia para mulheres em faixa etária menor. Tais exames apresentam boa especificidade, porém não conseguem alcançar as lesões mais ocultas, sendo esse o principal foco de atuação da ressonância nuclear magnética (RNM). O presente estudo tem como objetivo avaliar as principais indicações e quais lesões são evidenciadas pela RNM em mulheres com suspeita de câncer de mama. Foi realizado um estudo retrospectivo de imagens de RNM realizados entre o período de julho de 2008 a junho de 2011 em um mesmo hospital de Recife, PE.




Código do trabalho: 205

Tuberculose mamária: um desafio diagnóstico ao radiologista.

Carlos Martins Carneiro de Araujo Junior; Bernardo Canedo Bizzo; Guilherme Ferreira Svartz; Flávia de Albuquerque dos Santos; Camila Marques Fernandes; Michel Lucien Saut; Claudio Marcio Alvarez Martinez; Paula Regina Pimenta de Souza Gouvea

Hospital Central do Exército – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

INTRODUÇÃO: A tuberculose (TB) mamária representa de 3% a 4,5% das lesões deste órgão, sendo quase exclusiva do sexo feminino e mais comum na raça negra.
OBJETIVO: Descrever um caso de mastite crônica por TB primária, com ênfase na análise e descrição dos achados de imagem na mamografia, ultrassonografia (US) e ressonância magnética (RM), proporcionando melhor reconhecimento dos padrões radiológicos e diagnóstico diferencial com lesões neoplásicas infiltrantes.
DESCRIÇÃO DO MATERIAL: A.S.O., 33 anos, feminina, negra, com quadro de mastalgia bilateral e insidiosa. Solicitada US, que evidenciou nódulos císticos associados com espessamento cutâneo, iniciando- se antibioticoterapia para mastite bacteriana. Após 30 dias, houve piora clínica com o surgimento de múltiplas lesões cutâneas e formação de fístulas. A punção aspirativa na mama direita foi negativa para neoplasia. Em face da evolução arrastada de três meses da doença, aventou-se a possibilidade de mastite crônica granulomatosa. A paciente foi submetida a mamotomia, com resultado positivo para TB, iniciando-se o tratamento por seis meses, com melhora clínica. Após seis meses do término do tratamento, houve recidiva do quadro, sendo realizada US, que evidenciou nódulo heterogêneo, com áreas anecoicas de permeio, contorno irregular associado a espessamento cutâneo na mama esquerda. Prosseguiu-se a investigação com os demais métodos de imagem, aventando-se a hipótese de TB primária da mama recidivada.
DISCUSSÃO: A possibilidade de tuberculose deve ser sempre considerada quando diante de um envolvimento mamário de evolução subaguda/crônica, perante nódulos ou processo inflamatório com presença de fístulas e sem indícios de malignidade, principalmente em países subdesenvolvidos. O quadro clínico associado à análise radiológica tem demonstrado que os diversos métodos de imagem podem ser ferramentas valiosas para o diagnóstico de TB da mama. Embora as características radiológicas não sejam específicas para este processo infeccioso crônico, a RM pode ser uma opção para complementar o diagnóstico diferencial de carcinoma e abscesso mamário.




Código do trabalho: 233

Análise dos resultados de core-biópsias guiadas por ultrassonografia em 204 pacientes

Priscilla Morgado e Souza1; Fabiano Malzac Franco2; Silvio Silva Fernandes2; Cristiano Rodrigues de Luna2; Luciana Alt Petel2; Raphael Guimarães3; Alessandra Sapienza3

1. Centro de Medicina Nuclear da Guanabara (CMNG).
2. Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro 28ª Enfermaria e Universidade Gama Filho (UGF).
3. Universidade Gama Filho (UGF) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

INTRODUÇÃO: A core-biópsia representa método invasivo diagnóstico das lesões das mamas previamente à programação cirúrgica.
OBJETIVO: Avaliar a eficácia do método minimamente invasivo usando a corebiópsia guiada por ultrassonografia.
MATERIAL E MÉTODOS: Estudo retrospectivo de laudos histopatológicos de uma série de core-biópsias guiadas por ultrassonografia das mamas, para lesões provavelmente benignas (categoria 3 BI-RADS) e suspeitas (categorias 4 e 5). Foram analisados resultados de 204 pacientes submetidas ao procedimento de 2007 a 2010. Os resultados mostraram que 62,2% das pacientes apresentaram laudo histopatológico de carcinoma ductal infiltrante (127), sendo que as 77 demais pacientes apresentaram fibroadenoma, sendo excluídos os casos de adenose e fibrose (total 10) pela ausência do padrão-ouro (cirurgia).
CONCLUSÃO: As core-biópsias permitiram a obtenção de resultado histológico de maneira menos invasiva, com menor custo e menor morbidade do que biópsias cirúrgicas, auxiliando no diagnóstico de câncer mamário mais precoce, proporcionando o tratamento adequado com uma propedêutica diagnóstica menos intervencionista.




Código do trabalho: 245

Estudo comparativo do BI-RADS e os resultados das core-biópsias.

Priscilla Morgado e Souza1; Fabiano Malzac Franco2; Silvio Silva Fernandes2; Cristiano Rodrigues de Luna2; Luciana Alt Petel2; Raphael Guimarães3; Alessandra Sapienza3

1. Centro de Medicina Nuclear da Guanabara (CMNG).
2. Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro 28ª Enfermaria e Universidade Gama Filho (UGF).
3. Universidade Gama Filho (UGF) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

INTRODUÇÃO: Estudo retrospectivo de 204 exames de mamografia e ultrassonografia, comparando-se os histopatológicos através de corebiópsias guiadas por ultrassonografia, para lesões provavelmente benignas (PB; categoria 3 BI-RADS) e suspeitas (S; categorias 4 e 5).
OBJETIVO: Avaliar a eficácia do método minimamente invasivo.
MATERIAL E MÉTODOS: Foram analisados resultados de 204 pacientes submetidas ao procedimento no período de 2007 a 2010.
RESULTADOS: Verificou- se que 77,56% das pacientes apresentaram concordância radiológica/ core com resultado histopatológico de carcinoma ductal infiltrante (121), e 12,5% de falsos positivos em correlação às lesões PB/ core. Foram excluídos os casos de adenose e fibrose por ausência do padrão-ouro (cirurgia).
CONCLUSÃO: As core-biópsias permitiram o diagnóstico inicial da lesão mamária e a obtenção de resultado histopatológico com abordagem menos invasiva, com menor custo e menor morbidade do que cirúrgicas, auxiliando no diagnóstico de câncer mamário, proporcionando o planejamento adequado e propedêutica diagnóstica menos intervencionista.
 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554