Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 39(Supl.2) nº 0 -  of 2006

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Ensino da Radiologia

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ALGUNS SÍTIOS E APRESENTAÇÕES COMUNS E INCOMUNS DE HEMANGIOMAS.

Mayra Veloso Soares; Ana Carolina R. Freitas; Narjara Caroline Souza; Wagner Diniz de Paula.

Hospital Universitário de Brasília.

Introdução: Hemangiomas são tumores benignos decorrentes de proliferação anormal de vasos sanguíneos, o que pode ocorrer em qualquer tecido vascularizado. Mais freqüentemente, envolvem a pele e tecido subcutâneo. Hemangiomas viscerais são bem menos comuns, porém potencialmente capazes de determinar repercussão sistêmica mais significativa. Objetivo: O objetivo deste trabalho é ilustrar alguns sítios e apresentações comuns e incomuns dos hemangiomas e suas principais características imaginológicas. Pacientes e método: Foram selecionados pacientes submetidos a exames de ecografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética no Centro de Imaginologia do Hospital Universitário de Brasília, portadores de hemangiomas. Resultados: As características gerais e específicas, quando presentes, que permitem definir por imagem os hemangiomas foram revisadas e ilustradas nos mais diversos sítios, como lábios, parede torácica, região perineal, coxa e fígado, neste último ressaltando-se as apresentações típicas e atípicas e importantes diagnósticos diferencias. Conclusão: O conhecimento destes achados é fundamental para a suspeição e correto diagnóstico desta lesão benigna, evitando assim ressecções extensas inadvertidas e desnecessárias, sobretudo nos pacientes pediátricos.




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ÁREAS DE ATUAÇÃO DO TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA.

Alana Caroline França; Andressa Caron Brey; Cristiane Aparecida Pinheiro; Danielle Cristine Narloch; Flávia Del Claro; Franciane Luisa Hagers; Lisiane Dias Fontoura; Suellem Rupreste; Stella Maria Ortega Borsato; Willian Morgan Simonetti.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

A Radiologia é uma sub-área da medicina[1], responsável pelo estudo e emprego da radiação para obtenção de imagens. Atualmente necessita de uma variedade de profissionais que possam atuar nesta área de forma criativa e consciente. A revolução tecnológica possibilitou que a radiologia e o diagnóstico por imagem sofressem crescentes inovações. Dividida em vários segmentos, surge a necessidade de um novo profissional apto a supervisionar, aprimorar, gerenciar e operar equipamentos na área de diagnóstico por imagem: o Tecnólogo em Radiologia. O propósito deste trabalho é conhecer e avaliar a atuação do Tecnólogo na região sul do Brasil. Utilizou-se um questionário fundamentado em[2] e elaborado pelos acadêmicos do segundo período de Radiologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Esse material foi enviado para os Conselhos Nacionais de Técnicos em Radiologia (CONTER), do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Posteriormente repassado para os Tecnólogos. Espera-se atingir até 150 profissionais. Analisando os 47 questionários obtidos, verificou-se que: 78,72% são mulheres e 21,28% são homens. Desses, 70,21% trabalham na área da saúde, 19,15% na indústria, 10,64% no ensino e 61,70% participam de eventos periodicamente. Até o momento, observa-se que a atuação do tecnólogo é bastante voltada para a área de saúde e que a maioria é do sexo feminino. Espera-se com a conclusão deste trabalho divulgar e analisar os dados juntamente com o CONTER Nacional e com demais órgãos de classe. Referências: [1] Bontrager LK. Tratado de técnica radiológica e base anatômica. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999. [2] Peterossi HG. O tecnólogo e o mercado de trabalho: acompanhamento dos alunos egressos da FATEC-SP. São Paulo: Fundação de Apoio à Tecnologia, 1999.




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EFICÁCIA DE DEMONSTRAÇÕES DE FENÔMENOS FÍSICOS EM SALA DE AULA.

Fernando Gonçalves Pilotto; Alessandro Turok Collares.

Faculdade de Tecnologia Saint Pastous.

Em nosso trabalho, investigamos a eficácia de demonstrações de fenômenos físicos na aprendizagem, procurando compreender os motivos que tornam certas demonstrações mais efetivas que outras. Primeiramente, selecionamos experimentos que demonstrassem os fenômenos de maneira clara e que não exigissem muito tempo em aula para a sua montagem e execução. Nessa etapa, a maior preocupação nossa era de que os resultados dos experimentos fossem facilmente percebidos pelos alunos – na medida do possível, estimulando tanto o sentido da visão como o da audição. Os equipamentos utilizados para as demonstrações foram por nós mesmos projetados e construídos. Nessa etapa, cuidamos de eliminar sofisticações desnecessárias, procurando facilitar a compreensão dos fenômenos por parte dos alunos. Realizamos demonstrações nas áreas de eletricidade, magnetismo, ondas, radiação e radioatividade. Três pontos merecem ser destacados. Um é a versatilidade: vários aspectos de um fenômeno físico podem ser visualizados pelos alunos a partir de um único equipamento. Outro é a simplicidade com que fenômenos quânticos podem ser abordados e tornados evidentes. O terceiro ponto é a facilidade, em todas as demonstrações realizadas, de relacionar os fenômenos físicos abordados com as diversas áreas da radiologia. Além de proporcionar uma melhor compreensão da radiologia, isso despertou bastante o interesse dos alunos. Após cada demonstração, as observações feitas em aula sobre as reações dos alunos foram anotadas e comparadas com os registros de semestres anteriores, nos quais não houve demonstrações. Os resultados mostraram que a utilização de demonstrações em sala de aula proporciona um ganho enorme na aprendizagem, principalmente em função das dificuldades de abstração apresentadas pelos alunos.




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TOMOGRAFIA MULTICORTE NA AVALIAÇÃO DAS ANOMALIAS DE POSIÇÃO E FUSÃO RENAIS – ENSAIO PICTORIAL.

Mayra Veloso Soares; Marcia H. Cabral; Gabriela Schneider; Debora Kawano; Mychell Batista de Melo; Iege Pinheiro; Wagner Diniz de Paula.

Hospital Universitário de Brasília.

Introdução: A tomografia multicorte vem se consolidando como nova ferramenta na avaliação das malformações do sistema urinário, por permitir um exame rápido, aspecto fundamental sobretudo na avaliação de pacientes pediátricos, dinâmico, e com excelente pós-processamento das imagens. Desta forma é possível realizar o correto diagnóstico diferencial entre as diversas malformações renais. Descrição do material: Avaliação por meio de tomografia computadorizada multicorte de pacientes encaminhados para avaliação diagnóstica ou seguimento tomográfico no Hospital Universitário de Brasília, de janeiro a agosto/2004, portadores de anomalias de fusão e/ou posição renais. Discussão: As anomalias renais avaliadas e discutidas neste trabalho incluem rim em ferradura, a alteração mais comum e que responde por aproximadamente 90% das malformações do sistema geniturinário, e outras incomuns, como ectopia renal cruzada, rim em “panqueca” e rim pélvico. É imprescindível para o seu correto diagnóstico diferencial o conhecimento dos principais aspectos por imagem e características específicas a cada doença.
 
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