Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 40(Supl.1) nº 0 -  of 2007

PÔSTERES ELETRÔNICOS
Print 

Page(s) 63 to 63



Ensino da radiologia

PDF Português      

Texto em Português English Text

PE-007

EXPERIÊNCIA DA CRIAÇÃO DA LIGA ACADÊMICA DE RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM (LADIM) – FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA (UFBA).


Maia Filho APM; Pereira ACH; Bispo DDC; Bulhões FV; Carneiro FB; Tedesqui GA; Pinto LM; Santana MACC; Mansur MCD; Sampaio VM; VPM; Hora TWJP; Santos MB.

Faculdade de Medicina da Bahia – UFBA.

Descrição do propósito do estudo: Descrever a experiência da criação da Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (LADIM) e fazer um resumo do seu histórico de atividades. A LADIM foi fundada em março de 2006 por iniciativa de um grupo de sete acadêmicos da Faculdade de Medicina da Bahia (FAMEB) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que vêem nessa associação a possibilidade de expandir os conhecimentos e estimular o estudo da radiologia e do diagnóstico por imagem entre os membros e toda a comunidade acadêmica da FAMEB. A liga acadêmica é uma entidade primordialmente estudantil, que se apóia nos três pilares da Universidade – pesquisa, ensino e extensão – para a realização de suas atividades. Material e métodos: A LADIM possui um estatuto aprovado pelo Diretório Acadêmico de Medicina (DAMED) da FAMEB. Os integrantes da LADIM, atualmente 12 membros, reúnem-se uma vez por semana. Nesses encontros é realizada uma apresentação, por um dos membros, sobre um tema ou artigo referente à radiologia e ao diagnóstico por imagem. Nas sessões semanais contamos com a presença do professor orientador, o qual analisa e discute as apresentações. Ocasionalmente, ocorrem sessões especiais sobre temas relevantes para toda a comunidade acadêmica, com a participação de profissionais e professores ligados ao tema. Os membros estão organizados em quatro grupos de trabalho direcionados para pesquisa, extensão, ensino e comunicação. Cada grupo é responsável por desenvolver projetos e metas estabelecidos em reuniões administrativas, realizadas semestralmente. Resultados: O contexto atual de formação médica exige um conjunto de habilidades mínimas para um bom desempenho do profissional. Dessa forma, a LADIM torna-se um espaço para suplementar a necessidade acadêmica dos graduandos de medicina da FAMEB sobre o tema da radiologia e do diagnóstico por imagem, em virtude da sua importância na medicina da atualidade. Esta especialidade médica trabalha em conjunto com a maioria das outras especialidades, ajudando a elucidação diagnóstica e fornecendo dados importantes que irão influenciar na escolha do tratamento adequado. A LADIM busca, então, expandir a discussão deste importante tema no meio acadêmico. O presente trabalho visa, a partir da nossa experiência, estimular a criação de outras Ligas em nosso meio.
 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554