Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 41(Supl.1) nº 0 -  of 2008

XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOLOGIA, MEDICINA NUCLEAR E IMAGEM MOLECULAR
Print 

Page(s) 102 to 102



PAINÉIS: Seção de Tecnólogos

PDF Português      

Texto em Português English Text

Abstract número: 162

ALTERAÇÃO DA BIODISTRIBUIÇÃO DO 18F-FDG CAUSADA POR UMA DIETA HIPERCALÓRICA, INGERIDA 2 HORAS APÓS A ADMINISTRAÇÃO DO RADIOTRAÇADOR: RELATO DE CASO.


Nogueira AS; Osawa A; Cunha ML; Yamaga LY; Thom AF; Wagner J; Funari MBG.

Hospital Israelita Albert Einstein.

O 18F-FDG, molécula análoga à glicose, é utilizado em exames de PET/CT para avaliar o metabolismo dos tumores. Esta substância entra nas células seguindo o mesmo mecanismo de transporte da glicose, porém, após sofrer a fosforilação, ele se transforma em 18F-FDG-6- fosfato e a partir daí deixa de ser reconhecido pelas enzimas que dão continuidade ao metabolismo da glicose, e com isso ocorre o seu acúmulo no interior das células. O tempo para que a concentração do 18F-FDG atinja o seu platô no interior da célula varia com o metabolismo da própria célula, e esse mecanismo também é influenciado pelo nível de glicose no plasma. Estudos demonstram que o acúmulo do 18F-FDG em tumores benignos encontra uma estabilidade após 30 minutos da infusão do material, porém em determinados tumores malignos é possível observar que a concentração do radiotraçador continua crescendo, mesmo após quatro horas da sua administração. Esse é um dado importante para diferenciação dos tumores. Relato de caso: Paciente do sexo masculino, portador de linfoma foi convidado a participar de um protocolo de pesquisa que compara a aquisição em 2D com a 3D, realizada com um intervalo de duas horas entre as duas. Nesse intervalo ofereceu-se uma dieta leve para auxiliar o cliente a suportar o longo jejum. Após o lanche, o paciente optou por sair do departamento e aproveitou o período para ingerir uma dieta hipercalórica enquanto aguardava o horário da próxima etapa. Ao adquirir as imagens em 3D, observamos uma mudança acentuada da biodistribuição do 18F-FDG circulante. Além do esperado clareamento da radiação de fundo, as imagens evidenciavam um acúmulo da molécula no músculo esquelético e no coração, provavelmente causado pelo aumento da oferta de glicose circulante. Essa mudança da distribuição do 18F-FDG nos alertou para a necessidade de orientar os pacientes, com indicação para realização de imagens tardias (dualtime-point), quanto à obrigatoriedade de manter a dieta pobre em carboidratos, mesmo após um período superior à uma hora da administração do radiotraçador.
 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554