Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 41(Supl.1) nº 0 -  of 2008

XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOLOGIA, MEDICINA NUCLEAR E IMAGEM MOLECULAR
Print 

Page(s) 80 to 80



PAINÉIS: Nefro-urologia

PDF Português      

Texto em Português English Text

Abstract número: 53

IMPORTÂNCIA DA CINTILOGRAFIA PERITONEAL NO DIAGNÓSTICO DE EDEMA GENITAL ASSOCIADO À DIÁLISE PERITONEAL.


Villela Pedras FH; Villela Pedras P; Villela Pedras D; Seabra M; Villela Pedras JA.

Clínica de Medicina Nuclear Villela Pedras.

Introdução: A diálise peritoneal (DP) contínua realizada ambulatorialmente é um método efetivo no manejo de pacientes com doença renal avançada, tendo várias vantagens sobre a hemodiálise. No entanto, complicações podem ocorrer, sendo o edema genital freqüente nos pacientes que se submetem a este procedimento. Relato de caso: R.S., masculino, 48 anos, com história familiar e portador de doença renal policística, apresentando aumento das escórias nitrogenadas e sintomas de insuficiência renal. Optou-se por início de diálise peritoneal, realizada ambulatorialmente em ambiente estéril, com a infusão de 2 litros de solução pelo cateter de diálise, localizado no flanco direito. Após 4 semanas, paciente notou aumento do volume da bolsa escrotal sempre que realizava o procedimento, sendo levantada a hipótese de fístula peritônio-genital. Foram solicitadas cintilografia peritoneal (CP) e tomografia computadorizada (TC) da pelve e abdome na tentativa da confirmação diagnóstica e localização da fístula. Imagens de varredura de corpo inteiro e imagens estáticas da pelve foram realizadas 10 minutos e de hora em hora após a infusão de 5 mCi de colóide-99mTc na bolsa de diálise, em ambiente estéril. Após 2 horas da administração do radiofármaco foi evidenciada área linear de captação anormal na região inguinal direita que se estendia a bolsa escrotal ipslateral. Imagem tomográfica da pelve (SPECT) foi realizada para melhor localização da comunicação peritônio-genital, sendo facilmente observada área de acentuada captação anteriormente a hemibolsa escrotal direita. Após 1 semana o paciente foi submetido a TC da pelve e do abdome que evidenciou infiltração por edema do subcutâneo suprapúbico à direita. Foi realizada fusão das imagens (SPECT + TC) que confirmou a hipercaptação do radiofármaco na alteração radiológica previamente descrita. Conclusão: Poucos relatos existem na literatura sobre a importância da CP nos pacientes que desenvolvem complicações devido a DP. Este caso mostrou que a CP foi um método simples, efetivo e não invasivo para confirmação diagnóstica e localização da fístula peritônio-genital.




Abstract número: 153

ACHADO CINTILOGRÁFICO DE FÍSTULA URETERAL INDICA CONDUTA TERAPÊUTICA: RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA.


Barra RR; Faria PFK; Moriguchi SM; Santos MJ; Rocha ET.

Fundação Pio XII – Hospital de Câncer de Barretos.

Introdução: Fístulas são comunicações anormais entre duas superfícies epitelizadas, podendo ser congênitas ou adquiridas. A maioria ocorre no período pós-operatório devido a erros na confecção das anastomoses e às lesões inadvertidas das alças intestinais e/ou estruturas urinárias. As taxas de mortalidade por fístulas, em pacientes irradiados, portadores de neoplasias, processos inflamatórios e com pouca vascularização gastrointestinal são de 77%, 54%, 38% e 56%, respectivamente. Exames complementares como TC, RM e cintilografia auxiliam no diagnóstico e permitem uma melhor conduta terapêutica. Objetivo: Relatar um caso de lipossarcoma recidivado em que a medicina nuclear foi decisiva na conduta terapêutica. Relato de caso: R.F.O., sexo feminino, 28 anos de idade, com aumento do volume abdominal há 5 meses. Na cidade de origem realizou TC de abdome que evidenciou volumosa tumoração, de 28 cm, estendendo-se do epigástrio ao hipogástrio. Submetida à cirurgia com ressecção de tumor localizado no retroperitônio e anexos uterinos à direita. O AP mostrou ser lipossarcoma bem diferenciado. Após 7 meses foi encaminhada ao nosso serviço e realizou TC de pelve que mostrou lesão pélvica à direita envolvendo ureter ipsilateral, vasos ilíacos e componente retro-cecal. Diante dos achados foi submetida à segunda intervenção cirúrgica, com ressecção de tumor de retroperitônio e histerectomia. No pós-operatório evoluiu com aumento progressivo e lento do volume abdominal e diurese de pouco volume. Ao exame abdome globoso, ascítico e indolor. Foram realizadas paracenteses diagnósticas, suspeitando de ascite neoplásica e urinoma. A RM de abdome superior, pelve e uroressonância revelaram volumosa ascite; moderada dilatação ureteropielocalicial à direita até o terço distal do ureter com stop, sem confirmação da fístula. A uretrocistografia miccional retrógrada foi contraindicada devido a suspeita clínica de fístula vesical e possibilidade de agressão da cavidade abdominal pelo contraste. A cintilografia renal com DTPA- 99mTc evidenciou rim direito com dilatação do sistema pielocalicial e interrupção do fluxo no terço distal do ureter associado a extravasamento para a cavidade abdominal (fístula no ponto de obstrução). Diante dos achados optou-se por reabordagem cirúrgica em abril deste ano, nefroureterectomia à direita, que revelou necrose de ureter distal com fístula para a cavidade e rim direito com córtex de aspecto isquêmico, confirmando as alterações cintilográficas. No pós-operatório a paciente evoluiu bem, estável hemodinamicamente, diurese presente, sem queixas. Comentários: Este relato tem a finalidade de mostrar a importância de métodos diagnósticos por imagem menos invasivos na identificação precoce de fístula e com isso nortear o tratamento, diminuindo a morbidade. O método cintilográfico foi decisivo na conduta terapêutica, quando identificou e localizou a presença de fístula urinária para a cavidade abdominal.
 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554