Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 34 nº 3 - Maio / Jun.  of 2001

RESUMOS DE TESES
Print 

Page(s) 174 to 174



Cintilografia com MDP-99mTc na detecção conjunta do câncer de mama e lesões ósseas metastáticas

Autho(rs): Paulo Henrique Alves Togni

PDF Português      

Texto em Português English Text

A cintilografia de mama é um método não-invasivo capaz de diferenciar lesões benignas e malignas. Dentre os diversos radiofármacos empregados como agentes nesse procedimento, o mais utilizado é o 99mTc-MIBI.

Recentemente, o 99mTc-MDP, extensamente utilizado na realização de cintilografia óssea, principalmente na detecção de metástases em pacientes com carcinoma de mama, ganhou popularidade, em virtude de resultados favoráveis obtidos na cintilografia mamária. Dessa maneira, diante da importância atual do câncer de mama, este estudo teve como objetivos avaliar a sensibilidade e a especificidade da cintimamografia e analisar a detecção conjunta do câncer de mama e lesões ósseas metastáticas, com uma única dose do 99mTc-MDP.

Foram estudados 41 pacientes do sexo feminino, com idades variando de 19 a 82 anos, apresentando nódulo palpável e/ou mamografia alterada. Todos os pacientes foram submetidos, posteriormente, a biópsia cirúrgica ou por agulha grossa. Os pacientes receberam injeção intravenosa de aproximadamente 740 MBq (20 mCi) de 99mTc-MDP no membro superior escolhido pela paciente. Após dez a vinte minutos, os pacientes foram submetidos à cintimamografia e, após três horas, à cintilografia óssea de corpo inteiro. Foram analisadas a sensibilidade, a especificidade, o valor preditivo positivo, o valor preditivo negativo e a acurácia, estabelecendo-se as taxas de falsos positivos e falsos negativos. O teste de McNemar foi utilizado para verificar se houve diferença significativa (p < 0,05) na distribuição de positivos e negativos entre biópsia e cintilografia.

Das 41 pacientes estudadas, 25 apresentaram câncer de mama (uma em ambas as mamas) e 17 tinham lesões benignas. Das 25 pacientes com carcinoma, 22 apresentaram cintilografias positivas. A sensibilidade e a especificidade da cintimamografia foram, respectivamente, de 88% e 65%. Na distribuição de positivos e negativos entre biópsia e cintilografia mamária, não houve diferença estatisticamente significativa (p = 0,5050). Foram detectadas metástases ósseas em uma paciente.

Com base nos resultados obtidos conclui-se que: a) a cintimamografia com 99mTc-MDP apresentou sensibilidade satisfatória e especificidade razoável; b) na literatura não existe padronização na caracterização das populações estudadas, do tamanho e da quantidade das lesões mamárias; c) a detecção conjunta do câncer de mama e de lesões ósseas metastáticas é factível.

 

 

Avaliação dos sarcomas de tecidos moles pelo plano transversal da ressonância magnética e correlação cirúrgica.

Autora: Leynalze Lins Ramos dos Santos.
Orientador: Artur da Rocha Corrêa Fernandes. Co-orientador: Reynaldo Jesus Garcia Filho.
Tese de Mestrado. Unifesp/EPM, 2000.

 

 

Os sarcomas de tecidos moles (STMs) são tumores raros que ocorrem em 1% dos casos de tumores malignos, e sua localização mais comum é nos membros inferiores. A ressonância magnética (RM) é o método de escolha na identificação e estadiamento dos tumores de tecidos moles, devido ao alto poder de resolução de imagem, alto contraste entre tecidos moles e capacidade multiplanar, permitindo a avaliação da extensão do tumor, volume, localização compartimental, contornos e relação do tumor com os tecidos moles adjacentes, inclusive o feixe neurovascular.

Foi realizado um estudo retrospectivo dos 14 exames de RM em 14 pacientes com STMs, utilizando o plano transversal para avaliar os aspectos morfológicos e as características de sinal desses tumores. Para avaliar os contornos dos STMs, sua relação com o feixe neurovascular e a presença de necrose, foi realizado um estudo interobservadores, por meio de leituras isoladas das seqüências T1, T1-Gd e T2, e também leituras conjuntas e independentemente dessas seqüências, além da leitura consensual, também no plano transversal. Posteriormente, essas leituras conjuntas dos observadores e a leitura consensual dos observadores foram comparadas com os achados cirúrgicos de 11 pacientes.

O subtipo histológico mais encontrado neste trabalho foram os lipossarcomas, representando 57,1% desta amostra. A localização mais freqüente dos STMs foi na coxa (64,2%), e a maioria desses tumores apresentou mais que 10,0 cm de diâmetro (79,0%).

Os STMs com hipersinal heterogêneo nas imagens ponderadas em T1 apresentaram componente adiposo ou de sangue e foram representados pelos seis lipossarcomas, um sarcoma pleomórfico e um sarcoma de células alveolares. Todos os STMs apresentaram hipersinal heterogêneo nas imagens ponderadas em T2 e tiveram moderado ou acentuado realce após administração do meio de contraste Gd-DPTA. Para detectar a presença de necrose no interior dos STMs, foi necessário utilizar as três seqüências de imagem - T1, T1-Gd e T2 - conjuntamente, não sendo possível a detecção de necrose utilizando-se cada uma das seqüências isoladamente. A seqüência transversal T1 apresentou concordância de 85,71% entre os observadores para a caracterização dos contornos dos STMs, ao passo que a seqüência transversal T2 apresentou concordância de 78,57% entre os observadores para a visibilização da relação dos STMs com o feixe neurovascular.

A RM foi um bom método de imagem na caracterização dos contornos dos STMs, com a concordância de 71,43% entre os observadores, de 63,64% entre os observadores A e B com os achados cirúrgicos e de 72,73% entre a leitura consensual e os achados cirúrgicos. Para analisar a relação desses tumores com o feixe neurovascular, notou-se concordância de 71,43% entre os observadores, 81,81% entre o observador A e os achados cirúrgicos e 90,90% entre o observador B e os achados cirúrgicos. A RM apresentou sensibilidade de 66,66%, especificidade de 100,00% e acurácia de 90,98%.



 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554