Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 34 nº 2 - Mar. / Abr.  of 2001

RESUMOS DE TESES
Print 

Page(s) 122 to 122



PDF Português      

Texto em Português English Text

 

 

Braquiterapia de alta taxa de dose no tratamento dos sarcomas de partes moles de adultos: análise de resultados e complicações.

Autor: Antonio Cassio Assis Pelizzon.
Orientador: Wladimir Nadalin.
Área de concentração: Radiologia.
Dissertação de Mestrado. FMUSP, 2000.

 

 

Estudo retrospectivo, em que se analisou a incidência de complicações agudas e tardias na pele, subcutâneo e osso, após a introdução de braquiterapia de alta taxa de dose (BATD) associada a teleterapia (RXT) e cirurgia conservadora, no tratamento de sarcoma de partes moles de extremidade em adultos.

Foram elegíveis 28 pacientes, submetidos a RXT (30 a 55 Gy) e BATD (18 a 36 Gy). A dose de RXT entre 30 e 40 Gy foi o único dado de significado estatístico em relação à menor chance de surgimento de complicações agudas (p = 0,00793). Sexo, BATD, localização tumoral, grau de diferenciação e número de cateteres não foram de significado estatístico. A estimativa de sobrevida livre de doença e sobrevida global (Kaplan-Meier) foram de 75% e 96,4% em 55 meses.

 

 

Aplicações clínicas das seqüências de difusão e perfusão por ressonância magnética no sistema nervoso central.

Autor: José Luiz Barbanti Pereira Leite.
Orientador: Alvaro Cebrian de Almeida Magalhães.
Área de concentração: Radiologia.
Dissertação de Mestrado. FMUSP, 2000.

 

 

O autor realizou uma revisão na literatura médica entre 1954 e 1999, a respeito das seqüências de difusão, perfusão e volume sanguíneos cerebrais por ressonância magnética no sistema nervoso central, considerando as principais seqüências usadas na prática clínica e suas importâncias nas diferentes patologias, principalmente no diagnóstico precoce da isquemia aguda. As seqüências de difusão podem ainda dar informações importantes na eclâmpsia, gliomas, cistos aracnóides e epidermóides, doença de Creutzfeldt-Jakob, diferenciação de abscessos de tumores, na epilepsia, no estudo da mielinização, hipertensão intracraniana idiopática, depressão alastrante e esclerose múltipla.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554