RESUMOS DE TESES
|
|
|
|
Braquiterapia de alta taxa de dose no tratamento dos sarcomas de partes moles de adultos: análise de resultados e complicações. Autor: Antonio Cassio Assis Pelizzon.
Estudo retrospectivo, em que se analisou a incidência de complicações agudas e tardias na pele, subcutâneo e osso, após a introdução de braquiterapia de alta taxa de dose (BATD) associada a teleterapia (RXT) e cirurgia conservadora, no tratamento de sarcoma de partes moles de extremidade em adultos. Foram elegíveis 28 pacientes, submetidos a RXT (30 a 55 Gy) e BATD (18 a 36 Gy). A dose de RXT entre 30 e 40 Gy foi o único dado de significado estatístico em relação à menor chance de surgimento de complicações agudas (p = 0,00793). Sexo, BATD, localização tumoral, grau de diferenciação e número de cateteres não foram de significado estatístico. A estimativa de sobrevida livre de doença e sobrevida global (Kaplan-Meier) foram de 75% e 96,4% em 55 meses.
Aplicações clínicas das seqüências de difusão e perfusão por ressonância magnética no sistema nervoso central. Autor: José Luiz Barbanti Pereira Leite.
O autor realizou uma revisão na literatura médica entre 1954 e 1999, a respeito das seqüências de difusão, perfusão e volume sanguíneos cerebrais por ressonância magnética no sistema nervoso central, considerando as principais seqüências usadas na prática clínica e suas importâncias nas diferentes patologias, principalmente no diagnóstico precoce da isquemia aguda. As seqüências de difusão podem ainda dar informações importantes na eclâmpsia, gliomas, cistos aracnóides e epidermóides, doença de Creutzfeldt-Jakob, diferenciação de abscessos de tumores, na epilepsia, no estudo da mielinização, hipertensão intracraniana idiopática, depressão alastrante e esclerose múltipla. |