Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 34 nº 1 - Jan. / Fev.  of 2001

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 56 to 56



Tratamento endovascular dos aneurismas da aorta abdominal

Autho(rs): Gaudencio Espinosa

PDF Português      

Texto em Português English Text

Das endopróteses utilizadas, 57 eram bifurcadas, duas eram tubulares e três, cônicas aorto-unilíacas; 41 foram fabricadas sob medida (custom) e 21 tinham tamanho "standard". Em 51 pacientes houve a necessidade de se fazer fixação supra-renal, por causa de dificuldades anatômicas para o implante no colo infra-renal (colo curto ou muito tortuoso).
Resultados: A endoprótese vascular foi implantada com êxito nos 62 pacientes. Ocorreram três fugas e três rupturas da artéria ilíaca, as quais foram efetivamente tratadas com implantes de extensão aórtica ou ilíaca, respectivamente. O tempo cirúrgico médio foi de 2h55min.
Cinco pacientes evoluíram com síndrome inflamatória sistêmica grave. Uma paciente apresentou quadro de importante embolia pulmonar. Dois pacientes evoluíram para o óbito, um por quadro de coagulação intravascular disseminada e o outro por quadro de morte súbita de causa desconhecida (taxa de mortalidade = 3,2%). Em 71,1% dos pacientes houve ocorrência de febre, que variou de 37,6 a 38,9°C, e leucocitose. O tempo médio de ingresso na UVI foi de três dias e o tempo total de hospitalização foi de cinco dias.
Conclusões: Para o correto estudo dos AAAs é necessário realizar tomografia computadorizada e angiografia. A exclusão dos AAAs por via endovascular demonstrou ser efetiva. A fixação supra-renal aparenta ser uma boa alternativa nos pacientes que apresentam problemas técnicos para o implante ao nível do colo proximal. A complicação mais grave na evolução pós-operatória foi a síndrome inflamatória sistêmica.

 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554