Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 34 nº 1 - Jan. / Fev.  of 2001

PONTO DE VISTA
Print 

Page(s) 38 to 38



Avaliação dos custos para implantação de um serviço de mamografia

Autho(rs): Francisco Mário Fonseca de Asevedo

PDF Português      

Texto em Português English Text

 

Identificação do linfonodo sentinela em mulheres com câncer de mama.

Autor: Felipe Pereira Zerwes.
Orientadores: Lea Mirian Barbosa da Fonseca, Antonio Luiz Frasson.
Tese de Mestrado. UFRJ, 2000.

 

 

A linfadenectomia axilar é um procedimento importante no estadiamento e tratamento das pacientes com câncer de mama. Está associada, contudo, com um índice de morbidade significativo. Diagnósticos cada vez mais precoces têm contribuído para aumentar o número de dissecções de axilas livres de doença. Com a intenção de evitar essa cirurgia desnecessária, tem sido estudada a possibilidade de avaliar o comprometimento dos linfonodos nesta topografia.

Linfonodo sentinela (LS) é considerado o primeiro linfonodo a receber a drenagem linfática tumoral. Assim, este estudo tem por objetivos avaliar a eficácia dos métodos de identificação desse linfonodo, que são a linfocintilografia com tecnécio-99m e o uso do corante azul, estimar a preditividade do exame histológico do LS em relação ao exame histológico dos outros linfonodos axilares e comparar a eficácia do exame de congelação do sentinela em relação ao seu exame histológico definitivo.

A pesquisa do sentinela foi realizada em 29 pacientes e o LS foi identificado em todas elas. O linfonodo era metastático em sete das 29 pacientes (24,1%). Nas 22 pacientes em que o LS era negativo, 15 foram submetidas à dissecção axilar completa. Em 14 destas pacientes (93,3%), o exame dos linfonodos restantes foi também negativo para metástases, porém, em um caso (6,7%), havia um linfonodo axilar positivo para metástase localizado no primeiro nível axilar. Nas sete pacientes LS-positivas, todas foram submetidas à dissecção axilar. O exame histológico do LS, em relação ao exame histológico dos linfonodos axilares restantes, demonstrou sensibilidade de 87,5%, especificidade de 100%, valor preditivo positivo de 100%, valor preditivo negativo de 93% e eficácia de 95%. O exame histológico intra-operatório ou de congelação foi realizado em 24 dos 29 casos (82,7%). Houve concordância entre os resultados do exame histológico intra-operatório e os resultados do exame histológico definitivo em 95,8% dos casos. Este estudo demonstrou que as técnicas de detecção do LS foram eficazes na avaliação do status axilar.

 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554