Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 34 nº 1 - Jan. / Fev.  of 2001

RESUMOS DE TESES
Print 

Page(s) 12 to 12



Avaliação, pela ressonância magnética, da resposta quimioterápica neoadjuvante no câncer de mama localmente avançado

Autho(rs): Salete de Jesus Fonseca Rêgo

PDF Português      

Texto em Português English Text

 

Valor da tomografia computadorizada na avaliação da subglote no carcinoma espinocelular de laringe e hipofaringe.

Autor: Ricardo Pires de Souza.
Tese apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Doutor em Medicina. Área de concentração: Radiologia. Orientador: Dr. Nestor de Barros. São Paulo, 2000.

 

 

O envolvimento subglótico, em casos de carcinoma espinocelular de laringe e hipofaringe, é fator determinante na contra-indicação da cirurgia parcial conservadora. O exame laringoscópico pode apresentar dificuldade na avaliação da subglote, particularmente em lesões vegetantes volumosas. A subglote pode ser facilmente identificada nos cortes axiais de tomografia computadorizada, no nível do anel cricóideo, e qualquer espessamento ou irregularidade mucosa nesse nível deve ser considerado anormal.

O autor avaliou 60 pacientes portadores de carcinoma espinocelular de laringe e hipofaringe por meio de tomografia computadorizada. Cinqüenta e quatro pacientes eram do sexo masculino e seis eram do sexo feminino, com idades variando entre 37 e 76 anos.

A distribuição dos pacientes, segundo o estadiamento clínico local, de acordo com a classificação TNM, deu-se da seguinte maneira: Tx: 3; T1a: 3; T1b: 1; T2: 15; T3: 28; T4: 10. Nenhum paciente havia sido submetido a qualquer tipo de tratamento prévio. Os exames de tomografia computadorizada foram realizados em equipamentos de terceira geração, com cortes com espessura de 5 mm. Todos os pacientes foram posteriormente submetidos à cirurgia, com comprovação anatomopatológica.

Dentre os 60 pacientes, o envolvimento subglótico ocorreu em 14, conforme observado no achado cirúrgico e/ou anatomopatológico. A avaliação pela tomografia computadorizada resultou em três casos falsos positivos, quando lesões vegetantes se projetaram para o interior da luz da subglote, sem acometimento real desta. Não ocorreram resultados falsos negativos.

A tomografia computadorizada foi método eficaz na detecção do envolvimento subglótico, em casos de carcinoma de laringe e hipofaringe, tendo apresentado 100,0% de sensibilidade, 100,0% de valor preditivo negativo e 95,0% de eficácia global. A especificidade foi de 93,5% e o valor preditivo positivo foi de 82,4%, devendo-se ter precaução em relação a tumores que estejam, apenas, projetando-se para a luz da subglote, sem envolvimento real desse compartimento.

 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554