Conclusão: A angiografia digital cerebral permite a avaliação adequada das características morfológicas dos aneurismas saculares intracranianos e alterações vasculares correlatas.
Posição do disco articular da articulação temporomandibular em prognatas submetidos a correção cirúrgica ¾ estudo por ressonância magnética.
Autora: Elisa Cruz Pereira Pinto.
Orientador: Jacob Szejnfeld. Co-orientadora: Ângela M. Borri Wolosker.
Tese de Mestrado. Unifesp-EPM, 2002.
Objetivo: Avaliar a posição do disco articular por ressonância magnética, na articulação temporomandibular de pacientes prognatas que foram submetidos a cirurgia ortognática.
Método: Foram avaliadas, por ressonância magnética, 20 articulações temporomandibulares de 10 pacientes prognatas com exames no plano sagital oblíquo ponderado em T1, com boca aberta e fechada, e no plano sagital oblíquo ponderado em T2, com boca fechada. Os pacientes foram avaliados antes e após a cirurgia para a comparação do posicionamento do disco articular. Todos os pacientes foram submetidos a osteotomia sagital do ramo bilateral e foram avaliados no mínimo seis meses após a cirurgia.
Resultados: Obtiveram-se, nos exames pré-operatórios, oito articulações com o disco em posição normal, dez com deslocamento anterior do disco articular com redução e duas com deslocamento anterior do disco sem redução. No pós-operatório, obtiveram-se oito articulações com o disco em posição normal, dez com deslocamento anterior do disco com redução e duas com deslocamento anterior do disco sem redução.
Conclusão: Oitenta por cento dos discos articulares mantiveram a posição pré-operatória, 10% dos discos articulares originalmente com posição normal evoluíram com deslocamento anterior do disco com redução,10% dos discos que tinham deslocamento anterior com redução passaram para a posição de normalidade.