Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 35 nº 6 - Nov. / Dez.  of 2002

RESUMOS DE TESES
Print 

Page(s) 356 to 356



PDF Português      

Texto em Português English Text

Conclusão: Houve diferença estatisticamente significante (p < 0,05) na identificação do músculo compressor da uretra e do ligamento pubo-uretral pelo observador I e na identificação do músculo coccígeo pelo observador II, sendo eles mais identificados nas mulheres continentes. Quanto à identificação de redução das estruturas musculoligamentares entre o grupo de mulheres incontinentes em relação às continentes, não houve diferença estatisticamente significante (p > 0,05). A cistocele foi estatisticamente significante (p > 0,05) nas mulheres com incontinência urinária de esforço em comparação com o grupo controle.

 

 

Avaliação ultra-sonográfica da placenta em relação à sua espessura em fêmeas da espécie canina.

Autor: André Luiz Louzada Maldonado.
Orientador: Sergio A. Ajzen. Co-orientador: Rimarcs G. Ferreira.
Tese de Mestrado. Unifesp-EPM, 2002.

 

 

Objetivos: Aprimorar o exame ultra-sonográfico gestacional em medicina veterinária e estudar a espessura da placenta em cadelas de grande porte.
Métodos: Realizaram-se exames ultra-sonográficos enfocando a análise da placenta, semanalmente, em 22 cadelas da raça dogue alemão, a partir da constatação da gestação. A análise das placentas foi realizada de forma padronizada, retirando-se uma média entre as placentas, pois cada cadela tem aproximadamente oito filhotes.
Resultados: Obtiveram-se ótimos resultados, os quais propiciaram a elaboração de uma equação, com a qual pode-se detectar a idade gestacional pela mensuração da espessura da placenta com grande precisão.
Conclusão: O intuito de aprimorar o exame ultra-sonográfico gestacional em medicina veterinária foi atingido, pois, por este trabalho, foi definido, pela mensuração da placenta, um parâmetro a mais para se avaliar o mau ou bom andamento de uma gestação, facilitando, dessa forma, o diagnóstico de sofrimento fetal e evitando muitos erros com relação à idade gestacional.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554