Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 35 nº 6 - Nov. / Dez.  of 2002

RESUMO DE ARTIGO
Print 

Page(s) 328 to 328



Impregnação do nódulo pulmonar na TC: estudo multicêntrico

Autho(rs): Renata I. Carneiro Leão

PDF Português      

Texto em Português English Text

Após o exame, a história clínica de todos os pacientes era revisada, a fim de determinar qual diagnóstico, clínico ou histológico, tinha sido feito. Nódulos eram classificados como malignos somente se houvesse confirmação histológica ou citológica. Para analisar o significado estatístico e a relevância clínica dos dados obtidos, os pacientes foram divididos em dois grupos: aqueles com neoplasias malignas e aqueles com granulomas ou neoplasias benignas. Sensibilidade, especificidade, acurácia e os valores preditivos positivos e negativos foram calculados utilizando-se o valor maior que 15 HU como significando um teste positivo.

Resultados: A atenuação média pré-contraste não foi significativamente diferente entre os dois grupos. A média de impregnação e o diâmetro médio das neoplasias malignas foram significativamente maiores do que os das neoplasias benignas e granulomas. A sensibilidade e a especificidade foram de 98% e 58%, respectivamente.

Discussão: O resultado do estudo corroborou a hipótese: a ausência de impregnação significativa do nódulo pulmonar na TC é fortemente preditiva de benignidade. O protocolo foi considerado satisfatório para os nódulos medindo de 5-40 mm de diâmetro. Nódulos malignos impregnaram significativamente mais do que os granulomas e neoplasias benignas. A média de impregnação, de idade e o diâmetro médio das neoplasias malignas foram significativamente maiores do que os das neoplasias benignas e granulomas. Os valores máximos de impregnação foram significativamente maiores para os nódulos malignos (42 HU) e inflamatórios benignos (44 HU) do que para os nódulos benignos não-inflamatórios (13 HU). Granulomas com alterações inflamatórias ativas geralmente impregnam bem mais do que 15 HU. Conforme ele amadurece e se torna menos ativo e mais necrótico, ele se impregna menos.

Relatos dos EUA e da Europa mostram que 50% de todas as cirurgias realizadas para nódulos pulmonares indeterminados resultam na ressecção de um nódulo benigno. Esta taxa se reduz para 30% quando se correlaciona os dados clínicos com os achados do estudo dinâmico do nódulo.

Quatro dos 356 casos estudados foram falso-negativos. Para minimizar ainda mais a probabilidade de lesões malignas serem classificadas como benignas com esta técnica, pode ser mais prudente usar 10 HU como limiar para um diagnóstico positivo.

Com a TC espiral é agora possível se fazer o estudo dinâmico do nódulo e um exame do tórax e abdome superior com uma só injeção de contraste. Vinte segundos após o início da injeção do contraste, se faz um "range" da parte superior do tórax. Com um minuto pós-contraste, se faz a avaliação só do nódulo e, entre a aquisição das seqüências de 1 e 2 minutos através do nódulo, se obtêm imagens espirais da parte inferior do tórax e superior do abdome. Finalmente, são obtidas as seqüências através do nódulo com 2, 3 e 4 minutos após a injeção do contraste. Chegou-se à conclusão de que este método é útil para otimizar o estadiamento tomográfico do tórax e abdome em pacientes com nódulos indeterminados quando estes são suspeitos de câncer pulmonar primário. Este protocolo não resulta em gasto adicional, além de o exame levar menos que cinco minutos para se completar.

 

Renata I. Carneiro Leão
Médica Residente do Serviço de Radiologia da UFRJ


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554