RESUMOS DE TESES
|
|
|
|
Tomografia computadorizada nos implantes dentários intra-ósseos. Autora: Maria Celeste Resende do Carmo.
Neste estudo está descrito o uso da tomografia computadorizada (TC) como uma opção de exame não-convencional para o planejamento pré-cirúrgico dos implantes dentários intra-ósseos. Os tópicos abordados foram a técnica de execução da TC, a eficácia do exame na determinação da quantidade e qualidade óssea, a precisão na localização das estruturas anatômicas vitais e a apresentação das indicações, vantagens e desvantagens do exame. Para isto, o estudo foi realizado sobre as imagens tomográficas de 30 casos, envolvendo áreas da mandíbula e maxila. Inicialmente, um histórico do uso da TC e sua evolução foram apresentados. Em seguida, discutiu-se a respeito do princípio de formação da imagem, associado ao uso dos principais "softwares" de reformatação. Em um momento posterior foram descritas as indicações para o exame. Estas, numa primeira fase do planejamento, conduziram para o uso da radiografia panorâmica com 25% de ampliação constante. Entretanto, quando houve a necessidade de determinar o curso do canal mandibular (região posterior da mandíbula) e a localização do forame mentoniano, a TC se apresentou como a melhor opção capaz de tal realização. Finalizando, a descrição das vantagens e desvantagens possibilitou concluir que o uso da TC foi capaz de informar detalhes anatômicos importantes, definir a qualidade óssea e reduzir as chances de erro no planejamento do implante dentário, além de aumentar sobremaneira a possibilidade de diagnósticos entre as técnicas não-invasivas atualmente empregadas.
Relato de uma prática em um centro de diagnóstico mamário. Considerações sobre intervenções psicanalíticas com as usuárias e membros da equipe. Autora: Elena Pérez Alonso.
No período de 22 de junho a 27 de novembro, a psicanalista acolheu, escutou e fez intervenções psicanalíticas em 101 pacientes. Na saída da sala de exames foram feitas perguntas sobre a importância de um profissional da área de saúde mental em um centro de diagnóstico mamário e sobre os sentimentos que esse exame desperta, com o propósito de escutar a angústia e as fantasias das mulheres relacionadas ao exame mamográfico. Lançou-se mão da psicanálise como referencial de leitura do que foi percebido na prática, e como instrumento a escuta diferenciada para detectar as questões que emergem nesse setor. Dessas 101 mulheres, 70 também falaram das suas preferências com relação ao exame clínico e o momento em que elas achavam mais conveniente para que o médico fizesse as perguntas sobre as suas histórias. A equipe também contou com a escuta da psicanalista. Esta, em seu lugar de escuta diferenciada, mostrou-se sempre solícita para acolher as dificuldades que a equipe apresentava e, como efeito, contribuir para melhorar o atendimento no Centro de Diagnóstico Mamário da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Os achados radiológicos constataram dois casos de câncer. |