Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 35 nº 4 - Jul. / Ago.  of 2002

ARTIGOS
Print 

Page(s) 224 to 224



PDF Português      

Texto em Português English Text

Médico Residente do Departamento
de Radiologia da UFRJ

 

 

Colonografia por tomografia computadorizada contrastada no carcinoma colorretal recorrente: possibilidade de avaliação simultânea para doença metastática, recorrência local e neoplasia metacrônica no carcinoma colorretal.

Fletcher JG, Johnson CD, Krueger WR, et al. Contrast-enhanced CT colonography in recurrent colorectal carcinoma: feasibility of simul taneous evaluation for metastatic disease, local recurrence, and metachronous neoplasia in colorectal carcinoma. AJR 2002;178:283-90

 

Objetivo: Colonografia por tomografia computadorizada (TC) contrastada tem o potencial de detectar recorrência local, doença metacrônica e metástases a distância em pacientes com história de câncer colorretal invasivo. O propósito deste estudo foi determinar se as anastomoses colônicas impedem a adequada distensão colônica na colonografia por TC contrastada, e estimar a "performance" do método na detecção do carcinoma colorretal recorrente.
Material e métodos: Cinqüenta pacientes com história de carcinoma colorretal invasivo ressecado foram submetidos a colonografia por TC contrastada e colonoscopia. A distensão colônica foi graduada para diferentes segmentos do cólon. Dois radiologistas avaliaram a presença de recorrência local, doença metacrônica e doença metastática. Os resultados foram comparados com colonoscopia, histologia e acompanhamento clínico.
Resultados: A maioria dos pacientes teve adequada insuflação do cólon (37/50; 74%). Onze de 13 pacientes com distensão inadequada tinham colapso do cólon sigmóide, usualmente associado a anastomoses ileocólicas. A colonografia por TC contrastada detectou recorrências locais, com acurácia de 94% (83-99%, intervalo de confiança = 95%). A acurácia da colonografia com TC contrastada para lesões metacrônicas maiores ou iguais a 1 cm foi de 92% (80-98%, intervalo de confiança = 95%), mas houve apenas uma lesão deste tipo, a qual não foi evidenciada na colonoscopia inicial. Material fecal, tecido de granulação e inflamação podem mimetizar o aspecto da recorrência local ou da doença metacrônica na TC e causar exames falso-positivos. Colonografia por TC contrastada identificou cinco pacientes com doença metastática.
Conclusão: Distensão insatisfatória do sigmóide pode ocorrer na colonografia por TC contrastada, predominantemente em pacientes com hemicolectomia direita. A colonografia com TC contrastada é um método promissor para a detecção de recorrência local, doença metacrônica e metástases a distância em pacientes com carcinoma colorretal invasivo prévio. A técnica também pode ser útil como adjuvante à colonoscopia, detectando recorrências locais ou doença metacrônica obscuras ao método endoscópico, ou servir para estudo estrutural completo do cólon, nos casos em que a endoscopia for incompleta.

 

Janos Lima de Farias
Médico Pós-graduando do Departamento
de Radiologia da UFF

 

 

Diagnóstico de hipertensão arterial pulmonar e embolia pulmonar com angiografia por ressonância magnética.

Krüger S, Haage P, Hoffmann R, et al. Diagnosis of pulmonary arterial hypertension and pulmonary embolism with magnetic resonance angiography. Chest 2001;120:1556-61.

 

Introdução: A angiografia pulmonar por ressonância magnética (APRM) tem provado ter boa acurácia para o diagnóstico de embolia pulmonar aguda ou crônica. Existem apenas dados limitados sobre a confiabilidade da APRM para o diagnóstico da hipertensão arterial pulmonar aguda e crônica. O objetivo deste estudo foi determinar a acurácia da APRM na diferenciação entre pacientes com hipertensão arterial pulmonar de várias etiologias.
Métodos: Cinqüenta pacientes foram examinados pela APRM contrastada com gadolínio para avaliação de doença da artéria pulmonar. O diagnóstico de hipertensão arterial pulmonar foi determinado através da ecocardiografia. Os critérios para o diagnóstico de hipertensão arterial pulmonar crônica por APRM foram a dilatação da artéria pulmonar principal (diâmetro > 28 mm) e um afilamento anormal da artéria pulmonar, na transição da região proximal para a distal. O critério diagnóstico para embolia pulmonar aguda ou crônica foi a presença de falhas de enchimento intravasculares.
Resultados: A hipertensão arterial pulmonar crônica esteve presente em 18 pacientes e foi corretamente identificada por APRM em 16 pacientes (sensibilidade de 89%). Todos os pacientes sem hipertensão arterial pulmonar tiveram achados normais na APRM (especificidade de 100%). Apenas um dos 18 pacientes com APRM normal apresentou hipertensão arterial pulmonar crônica moderada (valor preditivo negativo de 94%). A hipertensão arterial pulmonar devida a tromboembolismo pulmonar agudo/subagudo (15 pacientes) foi identificada em todos os pacientes (sensibilidade de 100%). A hipertensão arterial pulmonar aguda foi diferenciada da crônica em todos os casos pela detecção de falhas de enchimento intravasculares e ausência de afilamento anormal das artérias pulmonares, na transição de proximal para distal.
Conclusões: A APRM é um método de imagem não-invasivo promissor para a identificação de pacientes com hipertensão arterial pulmonar aguda ou crônica. Esta técnica deve ser considerada como um instrumento sensível e altamente específico nos casos de suspeita de hipertensão arterial pulmonar crônica.

 

José Guiomar de Almeida Junior
Médico Pós-graduando do Departamento
de Radiologia da UFF


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554