Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 35 nº 2 - Mar. / Abr.  of 2002

ARTIGOS
Print 

Page(s) 84 to 84



Infiltrado nodular difuso em um receptor de transplante renal

Autho(rs): E Ullmer, H Borer, P Sandoz, M Mayr, P Dalquen, M Soler

PDF Português      

Texto em Português English Text

 

Karen Pimentel do Vabo
Médica Pós-graduanda (PG2) do Departamento de Radiologia da UFF

 

 

Avaliação dos residentes de radiologia na interpretação de tomografias de crânio realizadas no departamento de emergência.

Erly WK, Berger WG, Krupinski E, Seeger JF, Guisto JA. Radiology resident evaluation of head CT scan orders in the Emergency Department. AJNR 2002;23:103¾7.

 

 

Objetivo: Estudos anteriores têm demonstrado pequena diferença na capacidade dos residentes em interpretar tomografias de crânio. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho dos residentes de radiologia, em diferentes níveis de treinamento, na interpretação de tomografias de crânio de emergência.

Métodos: Residentes de radiologia interpretaram, prospectivamente, 1.324 tomografias de crânio consecutivas, realizadas no Departamento de Emergência do Centro de Saúde e Ciências na Universidade do Arizona. Os residentes preencheram um formulário de interpretação preliminar que incluía sua interpretação e certeza naquela interpretação. Um de cinco neurorradiologistas, com um certificado de qualificação da "Added", subseqüentemente interpretou as imagens e classificou as avaliações dos residentes como as seguintes: "concordo", "discordo insignificativamente", "discordo significativamente". Os dados foram analisados usando análise de variância ou métodos c2.

Resultados: De maneira geral, o índice de concordância de opinião foi de 91%; o índice de discordância de opinião insignificativamente foi de 7%, e o índice de discordância de opinião significativamente foi de 2%. O nível do treinamento teve um efeito significante (p = 0,032) no índice de concordância; residentes de níveis mais elevados tiveram índices de concordância de opinião mais altos que aqueles de níveis inferiores. Existiram 62 achados falso-negativos. Os achados mais comumente não encontrados foram fraturas (n = 18) e lesão focal isquêmica (n = 12). As interpretações falso-positivas mais comuns foram: dez hemorragias intracranianas suspeitadas e fraturas suspeitadas.

Conclusão: Os níveis de treinamento do residente têm um efeito significativo no índice de discordância de opinião entre a interpretação preliminar da tomografia de crânio da emergência pelos residentes e a interpretação final pelos neurorradiologistas. Esforços para reduzir erros dos residentes deveriam focar na identificação de fraturas e sinais de lesão isquêmica crônica.

 

Otávio Palma de Salles Ferreira
Médico Residente (R2) do Departamento de Radiologia da UFF

 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554