Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 35 nº 2 - Mar. / Abr.  of 2002

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 76 to 76



Tomografia computadorizada de alta resolução do tórax na asbestose precoce

Autho(rs): Helena Cristina da Silva

PDF Português      

Texto em Português English Text

Na verificação da associação entre enfisema, tabagismo e escore da TCAR, não foi encontrada relação entre enfisema e escore, mas houve associação entre tabagismo e escore e enfisema e tabagismo. Não foi observada associação entre as alterações da TCAR e tabagismo e enfisema.

Com a TCAR como melhor evidência possível, a radiografia simples de tórax mostrou sensibilidade de 38,8% e especificidade de 76,1%, com 23,8% de casos falso-positivos e 61,2% de casos falso-negativos; o valor preditivo positivo foi de 55,9% e o valor preditivo negativo foi de 6l,5%, para o ponto de corte maior ou igual a 1 no escore da TCAR. Quando se aumentou o ponto de corte para maior ou igual a 2 no escore da TCAR, obteve-se sensibilidade de 45% e especificidade de 15,3%, com 28,7% de casos falso-positivos e 55% de casos falso-negativos. O valor preditivo positivo foi de 15,3% e o valor preditivo negativo foi de 91,9%.

Analisando-se a concordância dos leitores da radiografia simples, foi observado coeficiente kappa de 0,52 para os leitores 1 e 2, 0,49 para os leitores 1 e 3 e 0,45 para os leitores 2 e 3. Na análise da concordância entre os três leitores da TCAR, foi encontrada concordância de 0,51 para os leitores 1 e 2, 0,34 para os leitores 2 e 3 e 0,65 para os leitores 1 e 3. Concluiu-se que as lesões tiveram predomínio cortical na TCAR, e que os achados mais freqüentes foram septos e pontilhados. Houve relação entre o tabagismo e o escore da TCAR, porém as lesões não se modificaram com o tabagismo. Diferentemente da leitura radiológica, a leitura da TCAR foi heterogênea, demonstrando que os leitores da TCAR devem passar por um treinamento prévio, assim como existe um processo prévio de treinamento para a utilização da classificação da OIT na leitura radiológica.

 

CONCLUSÕES

1. As localizações das lesões nas TCAR tiveram predomínio cortical, sendo a ordem de freqüência das alterações, a seguinte: septos espessados, pontilhados, bandas, opacidades em vidro despolido, linhas subpleurais, faveolamento e perda da arquitetura do lóbulo.

2. As radiografias convencionais não avaliaram de forma correta e apresentaram alto grau de falso-positivos e falso-negativos, sugerindo que a TCAR deve ser realizada a fim de complementar a avaliação de indivíduos expostos ao asbesto, quando existem critérios equívocos ou ausentes para fibrose pulmonar, visto que a radiografia de tórax tende a subestimar a presença de doença pulmonar.

3. O trabalho demonstrou evidente associação entre enfisema e tabagismo, e tabagismo e escore da TCAR nos casos limítrofes, como os utilizados neste estudo; porém, não existiu associação entre enfisema, tabagismo e alterações compatíveis com fibrose na TCAR.

4. Não houve significância estatística entre os índices de exposição e as alterações pulmonares, avaliadas pela TCAR, neste grupo de casos limítrofes.

5. A concordância interobservadores na leitura radiográfica foi homogênea, permanecendo como moderada, ao passo que na leitura da TCAR variou de regular para moderada, talvez por não existirem modelos para acompanhar a classificação visual comparativa semelhante à classificação radiográfica da OIT.

 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554