Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 35 nº 2 - Mar. / Abr.  of 2002

ARTIGO ORIGINAL
Print 

Page(s) 65 to 70



Prevalência de achados radiográficos da neurofibromatose tipo 1: estudo de 82 casos

Autho(rs): Marcos Pontes Muniz, João Ricardo Maltez de Almeida, Severino Aires de Araújo Neto, Fabrício Corrêa de França, Eny Maria Goloni-Bertollo

PDF Português      

Texto em Português English Text

Descritores: Neurofibromatose, Neurofibromatose tipo 1, Radiologia, Facomatose

Keywords: Neurofibromatosis, Neurofibromatosis type 1, Radiology, Phacomatosis

Resumo:
A neurofibromatose tipo 1 é uma das enfermidades genéticas mais comuns da espécie humana com padrão de herança autossômica dominante. As alterações radiológicas encontradas com maior freqüência são: escoliose, cifose, cifoescoliose, áreas de erosão óssea, crescimento anormal do osso, pseudo-artrose, meningocele, deformidade da parede posterior dos corpos vertebrais ("scalloping"), peito escavado, lesões osteolíticas nos ossos longos e alterações do sistema nervoso central. Os autores apresentam dados estatísticos dos achados radiográficos prevalentes em 82 pacientes com neurofibromatose tipo 1 acompanhados pelo Centro de Pesquisa e Atendimento em Neurofibromatose, de São José do Rio Preto, SP, um centro multidisciplinar de estudo e tratamento dos portadores da doença.

Abstract:
Neurofibromatosis type 1 is one of the most common genetic diseases with autosomic dominant inheritance pattern in humans. The main radiological findings are: scoliosis, kyphoscoliosis, bone erosions, abnormal osseous growth, pseudarthrosis, meningeal cysts, deformity of the posterior wall of the vertebral bodies ("scalloping"), pectus excavatum, osteolytic lesions in the long bones and central nervous system abnormalities. The authors present the statistical data from the analysis of the radiological findings in 82 patients with neurofibromatosis type 1 attending the "Centro de Pesquisa e Atendimento em Neurofibromatose", in São José do Rio Preto, SP, Brazil, a multidisciplinary center for the study and treatment of neurofibromatosis.

 

 

INTRODUÇÃO

A neurofibromatose tipo 1 (NF1), descrita classicamente por Friedrich Daniel von Recklinghausen, em 1882, é uma das entidades genéticas com padrão de herança autossômica dominante mais freqüentes na espécie humana. Sua incidência estimada é de um caso para cada 3.000 pessoas, sem predileção de sexo ou raça(1¾4). A NF1 apresenta manifestações clínicas variadas, o que pode dificultar seu diagnóstico, tratamento e aconselhamento genético adequados.

As principais características clínicas da doença são as manchas café-com-leite, neurofibromas e nódulos de Lisch. As manchas café-com-leite aparecem em cerca de 95% dos pacientes e geralmente são congênitas, apresentando diversos tamanhos e distribuindo-se por toda a superfície corporal(1,2,4,5). Os neurofibromas são tumores displásicos, de textura amolecida, derivados das células de Schwann. Estes tumores podem variar de milímetros até vários centímetros, ser sésseis ou pediculados e acompanhar, em alguns casos, todo o trajeto de um nervo, atingindo grandes extensões, quando então são denominados de neurofibromas plexiformes(1,2,5,6). Os nódulos de Lisch são lesões hamartomatosas assintomáticas, caracteristicamente bilaterais e bem definidas, que consistem em elevações gelatinosas da superfície da íris, de formato arredondado, sendo que alguns são translúcidos, enquanto outros são amarelados ou marrons. Estas lesões foram descritas por Lisch, em 1937, e quando múltiplas, são exclusivas da entidade(7¾10).

As anormalidades ósseas encontradas na NF1 têm recebido crescente atenção e devem ser reconhecidas pelo radiologista, já que algumas são características da doença e outras sugerem fortemente seu diagnóstico(11,12). Dentre as anormalidades esqueléticas, as mais frequentes são observadas na coluna. As principais alterações são: escoliose, cifose, cifoescoliose, distúrbios do crescimento, pseudo-artrose dos ossos longos, displasia da asa do esfenóide, proliferação óssea subperiosteal, deformidade da parede posterior dos corpos vertebrais ("scalloping") e meningocele intratorácica(11¾14). O sistema esquelético é acometido de maneira direta, através de displasia mesodérmica, ou indiretamente, por complicações secundárias (compressões por tumores, como os neurofibromas, e por meningoceles)(12¾14). O surgimento das manifestações esqueléticas da NF1 pode preceder o aparecimento de lesões tumorais, daí a importância de se conhecer a história familiar do paciente, investigar a presença de manchas café-com-leite e outros sinais clínicos, além de realizar estudos apropriados pelos métodos de imagem(11,14¾16).

 

MATERIAL E MÉTODOS

Foram pesquisados os exames radiográficos de 82 pacientes com NF1 atendidos no Serviço de Radiologia do Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, SP, com idades que variavam de dois a 72 anos (média de 33,1 anos e desvio padrão de 18,2 anos). Quarenta e seis pacientes eram do sexo feminino (56,1%) e 36 eram do sexo masculino (43,9%). Os indivíduos estudados pertenciam a 60 famílias não relacionadas entre si e eram acompanhados pelo Centro de Pesquisa e Atendimento em Neurofibromatose (Cepan), um serviço multidisciplinar para atendimento de indivíduos portadores da doença.

Os exames radiológicos selecionados consistiam em radiografias simples, em duas incidências perpendiculares entre si, das seguintes estruturas: crânio, tórax, coluna vertebral e membros superiores e inferiores. Estudos mais específicos para mãos, punhos, tornozelos, pés e bacia não foram utilizados, já que estes não são sítios caracteristicamente acometidos pela doença, fugindo do espectro das alterações estudadas. Dos 82 pacientes envolvidos, apenas 50 (61%) apresentavam radiografias de todas as estruturas avaliadas no presente trabalho (Tabela 1). Os dados de exame físico foram obtidos do prontuário médico e de consultas com alguns dos indivíduos selecionados para o estudo.

 


 

RESULTADOS

Quanto aos sinais clínicos, constatou-se que quase todos os pacientes examinados portavam manchas café-com-leite, sendo que a maioria tinha neurofibromas (Figura 1) e sardas axilares (Tabela 2).

 


 


 

Os achados observados em radiografias de tórax estão apresentados na Tabela 3. Dos 75 pacientes estudados, 26 (34,7%) apresentavam alterações, sendo que seis pacientes (8%) tiveram mais de uma alteração. As erosões dos arcos costais foram as anomalias mais prevalentes (20%). Dos quatro pacientes (5,3%) que apresentaram massa mediastinal à radiografia de tórax, um submeteu-se a mielotomografia, que diagnosticou mielomeningocele intratorácica. Outros dois foram submetidos a tomografia computadorizada (TC) do tórax, que revelou massa sólida no mediastino posterior, cujo aspecto era sugestivo de neurofibroma. A transparência pulmonar alterada de dois dos pacientes (2,7%) foi considerada como ocasional, já que um deles apresentava opacidades laminares características de atelectasias subsegmentares e o segundo era portador de alterações residuais da tuberculose.

 


 

A coluna vertebral foi estudada em 75 indivíduos, dos quais 54 (72%) portavam deformidades. A escoliose foi a mais encontrada (37,3%), seguida por "scalloping" e espinha bífida, ambas atingindo 20% (Tabela 4).

 


 

Os achados radiológicos dos exames de membros superiores e inferiores, realizados em 55 pacientes, estão apresentados na Tabela 5. Foram encontradas anomalias em 21 indivíduos (38,2%). As alterações corticais foram as mais identificadas (18,2%), seguidas pelas lesões intra-ósseas radiotransparentes (12,7%).

 


 

De 66 pacientes portadores de NF1 e que foram investigados por meio de radiografias de crânio, apenas oito (12,1%) apresentaram alterações. Observaram-se calcificações intracranianas de aspecto puntiforme em quatro pacientes (6,1%), deformidade mandibular também em quatro pacientes (6,1%) e anomalia dos forames óticos em somente um (l,5%). A ortopantomografia da mandíbula foi realizada em um caso e demonstrou, no ramo ascendente esquerdo, presença de lesão osteolítica, arredondada, bem definida, com fina esclerose marginal, sugestiva de representar neurofibroma intra-ósseo.

 

DISCUSSÃO

A heterogeneidade genética e a expressividade altamente variável dos sinais clínicos da NF1 têm dificultado seu diagnóstico seguro. A prevalência dos achados de exame físico exposta no presente trabalho corrobora os dados encontrados na literatura(1,7,14,15). Entretanto, nem sempre a apresentação dos sinais físicos é característica. Assim, a observação das alterações radiográficas é importante para o reconhecimento da doença (algumas constituem critérios diagnósticos), além de fornecer dados sobre possíveis complicações.

Avaliação do tórax

Entre as alterações encontradas no estudo das radiografias de tórax, as erosões dos arcos costais foram as mais prevalentes (20%). A anomalia pode ocorrer por um defeito primário na formação óssea ou ser conseqüente ao efeito erosivo de um neurofibroma intercostal(11,17). O aspecto "em fita torcida" é relatado com freqüência(11,12,14) (Figura 2). Na literatura pesquisada não foi encontrada a incidência com que a erosão e as alterações do trabeculado ósseo dos arcos costais são observadas.

 


 

O peito escavado consiste em uma deformidade que atinge a porção inferior do esterno, em extensão e profundidade variáveis, e com etiologia ainda não claramente estabelecida. Na nossa casuística, este aspecto foi observado em nove pacientes (12%). A alteração pode causar sintomas clínicos como respiração paradoxal ou dor tipo angina(18,19). O achado é relatado com freqüência que varia de 31% a 50%(19) no exame físico.

As massas mediastinais associadas com a NF1 podem ser causadas por neurofibromas que se originam das raízes nervosas medulares ou meningoceles intratorácicas(14,20). A radiografia simples de tórax não é suficiente para fazer a distinção entre as duas alterações, sendo necessários estudos por técnicas mais avançadas como a TC ou a ressonância magnética (RM). Encontramos alargamento mediastinal em quatro pacientes (5,3%). Em um dos casos foi comprovada a existência de meningocele intratorácica (Figura 3).

 


 

Apesar de as alterações da transparência pulmonar encontradas no presente estudo terem sido julgadas como ocasionais, é sabido que a NF1 associa-se com a fibrose pulmonar, ainda que a sua patogênese permaneça obscura(17,21). A insuficiência respiratória crônica e episódios repetidos de pneumotórax espontâneo têm sido reconhecidos como complicações da neurofibromatose(19).

Avaliação da coluna vertebral

Os desvios da curvatura (Figuras 4 e 5) da coluna classicamente compõem o grupo das alterações mais freqüentes da NF1(11¾14,16), fato concordante com a estatística observada na presente amostra. Alguns autores consideram a escoliose como o tipo de desvio mais encontrado em associação com a doença, sendo que se observa acometimento mais freqüente da coluna tóraco-lombar(1,13,22). A cifose tem como característica o fato de atingir um segmento curto, de poucos corpos vertebrais, formando uma curvatura angulada(11,14).

 


 


 

A erosão na parede posterior dos corpos vertebrais ("scalloping") (Figura 6) pode ser causada por ectasia dural secundária a um defeito displásico da dura-máter ou por um neurofibroma da raiz nervosa adjacente(23¾25). O defeito pode envolver apenas um ou dois corpos, sendo que habitualmente atinge extenso segmento da coluna. Em alguns casos pode ser observada associação com alargamento dos forames de conjugação, o qual pode ser encontrado em qualquer altura da coluna vertebral(14,20,24).

 


 

Outras alterações polimorfas da coluna vertebral encontradas na população geral, tais como espinha bífida, vértebra de transição, sacralização da apófise transversa de L5 e espondilolistese, entre outras, também têm sido associadas com a NF1 (ainda que não sejam características da doença), já que podem ser manifestações de displasia mesodérmica da desordem genética(11,13).

Avaliação dos membros

As lesões ósseas radiotransparentes (que costumavam ser chamadas de lesões císticas) podem apresentar-se como áreas de erosão cortical ou como alterações intra-ósseas(11,14) (Figura 7). Os neurofibromas têm sido associados com este tipo de lesão, seja por seu efeito de compressão da cortical óssea, seja pela possibilidade de invasão da medular(14) (Figuras 8 e 9). A aparência radiográfica pode ser similar àquela do defeito fibroso cortical/fibroma não-ossificante.

 


 


 


 

A freqüência de pseudo-artrose na população é de 1:250.000 nascimentos. Cinqüenta a 90% dos casos são associados com a NF1(26,27). O arqueamento clássico da doença é aquele em que a perna (tíbia/fíbula) do paciente curva-se anteriormente(11,14,27). Considerada um achado relativamente raro, com incidência de aproximadamente 3% em portadores de NF1(1,28), a pseudo-artrose não foi identificada no presente trabalho.

A disfunção do crescimento pode estar associada tanto à hipotrofia de um membro, ocasionada pela obstrução dos canais de Havers, como à hipertrofia óssea, quando o neurofibroma acarreta aumento da vascularização local para nutrir o maior volume de partes moles(11,14,16,28) (Figura 10). As irregularidades ósseas, na maioria das vezes, acompanham a disfunção.

 


 

Outras alterações sem associação direta com a NF1, como a rótula bipartida, mudanças do trabeculado ósseo e sinais de artrose do joelho, também foram observadas no trabalho. Não foram encontradas, na literatura, correlações sistemáticas entre essas alterações e a NF1.

Avaliação do crânio

Os gliomas óticos são os tumores do sistema nervoso central mais encontrados na NF1(29,30). Porém, devem ser estudados adequadamente pelas técnicas de TC e RM. As radiografias simples mostram apenas um sinal indireto, que consiste no alargamento do forame ótico no lado afetado.

As alterações ósseas cranianas clássicas descritas na literatura(1,11,14,31) — displasia da asa do esfenóide, lesão óssea radiotransparente próxima à sutura lambdóide, alargamento mandibular e foraminal — não foram observadas no presente estudo (Figura 11). Talvez, com métodos de imagem mais avançados, lesões ainda incipientes pudessem ter sido evidenciadas.

 


 

CONCLUSÃO

Os exames radiográficos em duas incidências dos grandes grupos ósseos (considerados, neste trabalho, como padrão inicial para avaliação por métodos de imagem dos indivíduos portadores de NF1) configuram método básico, seguro e de baixo custo para a investigação primária do paciente. A alta incidência de achados à radiologia convencional — 68,5% dos casos aqui reportados — é um dado inequívoco que deve ser levado em consideração.

O profissional da área de imagem deve fazer um intercâmbio de informações com os demais médicos que integram a equipe, visando ao melhor acompanhamento dos pacientes. Assim, o diagnóstico será feito de forma mais rápida e precisa, e estudos mais específicos poderão ser indicados com propriedade quando da suspeita de complicações decorrentes da doença.

 

REFERÊNCIAS

1.Riccardi VM, Lewis RA. Penetrance of von Recklinghausen neurofibromatosis: a distinction between predecessors and descendants. Am J Hum Genet 1988;42:284¾9.         [  ]

2.Riccardi VM. Von Recklinghausen neurofibromatosis. N Engl J Med 1981;305:1617¾27.         [  ]

3.Riccardi VM. Neurofibromatosis: an overview and new directions in clinical investigations. Adv Neurol 1981;29:1¾9.         [  ]

4.Huson SM. Recent developments in the diagnosis and management of neurofibromatosis. Arch Dis Child 1989;64:745¾9.         [  ]

5.Dunn DW. Neurofibromatosis in childhood. Curr Probl Pediatr 1987;17:445¾97.         [  ]

6.Aloi FG, Massobrio R. Solitary plexiform neurofibroma. Dermatologica 1989;179:84¾6.         [  ]

7.Lewis RA, Riccardi VM. Von Recklinghausen neurofibromatosis. Incidence of iris hamartomata. Ophthalmology 1981;88:348¾54.         [  ]

8.Perry HD, Font RL. Iris nodules in von Recklinghausen's neurofibromatosis. Electron microscopic confirmation of their melanocytic origin. Arch Ophthalmol 1982;100:1635¾40.         [  ]

9.Brownstein S, Little JM. Ocular neurofibromatosis. Ophthalmology 1983;90:1595¾9.         [  ]

10.Lubs MLE, Bauer MS, Formas ME, Djokic B. Lisch nodules in neurofibromatosis type 1. N Engl J Med 1991;324:1264¾6.         [  ]

11.Hunt JC, Pugh DG. Skeletal lesions in neurofibromatosis. Radiology 1961;76:1¾20.         [  ]

12.Pitt MJ, Mosher JF, Edeiken J. Abnormal periosteum and bone in neurofibromatosis. Radiology 1972;103:143¾6.         [  ]

13.Laws JW, Pallis C. Spinal deformities in neurofibromatosis. J Bone Joint Surg 1963;45:674¾82.         [  ]

14.Feldman F. Tuberous sclerosis, neurofibromatosis and fibrous dysplasia. In: Resnick D, ed. Diagnosis of bone and joint disorders. 3rd ed. Philadelphia: WB Saunders, 1995:4361¾79.         [  ]

15.Huson SM. Neurofibromatosis 1: a clinical and genetic overview. In: Huson SM, Hughes RAC, eds. The neurofibromatosis: a pathogenetic and clinical overview. New York: Chapman & Hall, 1994:160¾202.         [  ]

16.Crawford AH Jr, Bagamery N. Osseous manifestations of neurofibromatosis in childhood. J Pediatr Orthop 1986;6:72¾88.         [  ]

17.Saddy DM, Barros DMD, Freitas GEP, et al. Neurofibromatose: (VI) aparelhos cardiovascular, digestivo e genitourinário. An Bras Dermatol 1986;61:183¾9.         [  ]

18.Guller B, Hable K. Cardiac findings in pectus excavatum in children: review and differential diagnosis. Chest 1974;66:165¾71.         [  ]

19.Riccardi VM. Neurofibromatosis: clinical heterogeneity. Curr Probl Cancer 1982;7:1¾34.         [  ]

20.Gripp KW, Scott CI Jr, Hughes HE, et al. Lateral meningocele syndrome: three new patients and review of the literature. Am J Med Genet 1997; 70:229¾39.         [  ]

21.Patchefsky AS, Atkinson WG, Hoch WS, Gordon G, Lipshitz HI. Interstitial pulmonary fibrosis and von Recklinghausen's disease. An ultrastructural and immunofluorescent study. Chest 1973;64:459¾64.         [  ]

22.Calvert PT, Edgar MA, Webb PJ. Scoliosis in neurofibromatosis. The natural history with and without operation. J Bone Joint Surg Br 1989;71:246¾51.         [  ]

23.Hard G, Payne EE. Scalloping of the vertebral bodies in von Recklinghausen's disease of the nervous system (neurofibromatosis). J Neurol 1962;25:345¾51.         [  ]

24.Salerno NR, Edeiken J. Vertebral scalloping in neurofibromatosis. Radiology 1970;97:509¾10.         [  ]

25.Klatte EC, Franken EA, Smith JA. The radiographic spectrum in neurofibromatosis. Semin Roentgenol 1976;11:17¾33.         [  ]

26.Boero S, Catagni M, Donzelli O, Facchini R, Frediani PV. Congenital pseudoarthrosis of the tibia associated with neurofibromatosis ¾ 1: treatment with Ilizarov's device. J Pediatr Orthop 1997;17:675¾84.         [  ]

27.Karol LA, Haideri NF, Halliday SE, Smitherman TB, Johnston CE II. Gait analysis and muscle strength in children with congenital pseudoarthrosis of the tibia: the effect of treatment. J Pediatr Orthop 1998;18:381¾6.         [  ]

28.Fairbank J. Orthopedic manifestations of neurofibromatosis. In: Huson SM, Hughes RAC, eds. The neurofibromatosis: a pathogenetic and clinical overview. New York: Chapman & Hall, 1994: 275¾304.         [  ]

29.Listernick R, Charrow J, Greenwald MJ, Esterly NB. Optic gliomas in children with neurofibromatosis type 1. J Pediatr 1989;114:788¾92.         [  ]

30.Lewis RA, Gerson LP, Axelson KA, Riccardi VM, Whitford RP. Von Recklinghausen neurofibromatosis. II. Incidence of optic gliomata. Ophthalmology 1984;91:929¾35.         [  ]

31.Handa J, Koyama T, Shimizu Y, Yoneda S. Skull defect involving the lambdoid suture in neurofibromatosis. Surg Neurol 1975;3:119¾21.         [  ]

 

 

1. Docente do Serviço de Radiologia do Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), São José do Rio Preto, SP.
2. Médicos Residentes do Serviço de Radiologia do Hospital de Base da Famerp.
3. Docente do Serviço de Genética do Hospital de Base da Famerp.
Endereço para correspondência: Dr. João Ricardo Maltez de Almeida. Rua Coronel Spínola de Castro, 4900, apto. 144, Vila Imperial. São José do Rio Preto, SP, 15015-500. E-mail: jrrad@terra.com.br
Recebido para publicação em 10/10/2001. Aceito, após revisão, em 30/11/2001.

 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554