Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 36 nº 6 - Nov. / Dez.  of 2003

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 394 to 396



PDF Português      

Texto em Português English Text

OBJETIVO: Comparar, qualitativa e quantitativamente, as imagens de ressonância magnética do fígado ponderadas em T2, utilizando-se seqüências rápidas, diferenciadas pela técnica de controle respiratório, pela utilização de técnica de supressão de gordura e pelo tipo de bobina de radiofreqüência usada.
MÉTODOS: Foi realizado estudo prospectivo em 71 pacientes consecutivos, durante o período de abril a dezembro de 2000. As seis seqüências utilizadas para comparação foram: 1) supressão de gordura com sincronização respiratória e bobina de corpo; 2) supressão de gordura em apnéia e bobina de corpo; 3) sem supressão de gordura com sincronização respiratória e bobina de corpo; 4) sem supressão de gordura em apnéia e bobina de corpo; 5) com supressão de gordura com sincronização respiratória e bobina de sinergia; 6) com supressão de gordura em apnéia e bobina de sinergia. A avaliação qualitativa foi realizada por dois observadores independentes e foi baseada em três critérios: detecção de determinadas estruturas anatômicas do fígado; definição dos contornos hepáticos; e presença de artefatos de respiração. A análise quantitativa foi obtida através da relação das intensidades de sinal do fígado e do ruído de fundo nas diversas seqüências realizadas. Foi medida a concordância interobservador (índice Kappa). A análise estatística das avaliações qualitativa e quantitativa foi realizada através dos testes de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney.
RESULTADOS: Os valores médios dos índices globais de qualidade de imagem para cada uma das seis seqüências supracitadas foram de 7,82, 4,65, 7,97, 5,26, 6,75 e 4,66, respectivamente. As seqüências obtidas com sincronização respiratória apresentaram melhor qualidade de imagem e relação sinal/ruído superiores às seqüências com apnéia (p < 0,001). As seqüências realizadas com e sem supressão de gordura apresentaram qualidade de imagem e relação sinal/ruído semelhantes (p > 0,05). As seqüências obtidas com bobina de sinergia apresentaram qualidade de imagem semelhante (p > 0,05) e relação sinal/ruído inferior àquelas com bobina de corpo (p < 0,001). A concordância interobservador variou de 66,7% a 91,5% (concordância substancial à quase perfeita).
CONCLUSÃO: Associando-se as análises qualitativa e quantitativa das imagens, concluímos que as melhores seqüências foram aquelas obtidas com sincronização respiratória e bobina de corpo, utilizando ou não técnica de supressão de gordura.

 

Massa conglomeradas pulmonares. Características na tomografia computadorizada de alta resolução

 

 

Autora: Flavia de Oliveira Saez
Orientador: Edson Marchiori

Dissertação de Mestrado. UFRJ, 2003.

 

 

Foi realizada revisão das tomografias computadorizadas de alta resolução em 76 pacientes com diagnóstico de silicose, sarcoidose ou talcose, realizadas no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Hospital Universitário Antônio Pedro e em outras instituições do Rio de Janeiro e de outros estados brasileiros. Os objetivos deste trabalho foram definir a freqüência de massas conglomeradas nestas doenças e determinar as características tomográficas das massas.

Os resultados encontrados foram os seguintes: dos 39 casos de silicose, 25 (64%) apresentavam massas conglomeradas. As massas conglomeradas da silicose acometiam os lobos superiores em todos os casos, com predomínio pelas regiões posteriores (92%). A presença de broncograma aéreo foi vista em 19 pacientes (76%), sendo o tipo periférico o mais comum. Calcificações no interior das massas foram observadas em 18 casos (72%), sempre do tipo puntiforme. Enfisema adjacente às massas foi visto em 18 casos (72%), ao passo que nódulos compondo a sua periferia foram identificados em 14 casos (56%). Calcificações linfonodais foram observadas em 24 pacientes (96%). Dos 32 casos de sarcoidose, em apenas dois (6,25%) foram identificadas massas.

Devido à pequena casuística, não foi possível concluir sobre as características das massas da sarcoidose. Dos cinco casos de talcose, quatro (80%) continham massas conglomeradas. Observou-se discreto predomínio destas massas na metade inferior dos pulmões e predileção pela topografia posterior. Dos quatro casos de talcose, todos continham áreas de alta densidade de permeio às massas e todas apresentavam broncograma aéreo, sempre do tipo periférico. Enfisema associado foi visto em todos os casos de talcose com massa, e nódulos foram identificados em dois destes (50%). Calcificações linfonodais não foram vistas em nenhum destes casos.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554