Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 36 nº 6 - Nov. / Dez.  of 2003

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 388 to 388



PDF Português      

Texto em Português English Text

A proteinose alveolar pulmonar é uma doença rara, cuja etiologia ainda permanece desconhecida. É caracterizada pelo preenchimento alveolar por material proteináceo, que determina um quadro pulmonar restritivo, com hipoxemia e várias alterações radiológicas. São identificadas duas formas da doença: a idiopática ou primária, e a forma secundária, que pode ser provocada por várias condições, como infecções pulmonares, imunossupressão e exposição a diversos tipos de substâncias.

Neste trabalho são analisadas e discutidas as alterações encontradas nas tomografias computadorizadas de alta resolução de 17 pacientes portadores de proteinose alveolar pulmonar. Seis casos eram da forma primária e os outros 11, da secundária, estando associados a silicose, asbestose, leucemia mielóide aguda, síndrome da imunodeficiência adquirida e lúpus eritematoso sistêmico. Os objetivos foram identificar as alterações tomográficas mais freqüentes e buscar critérios tomográficos para a diferenciação entre as formas primária e secundária da doença. Na forma primária, em todos os pacientes foram observadas opacidades em vidro fosco com distribuição geográfica, associadas a espessamento liso de septos interlobulares, resultando no aspecto de pavimentação em mosaico. Na forma secundária, todos os casos apresentavam alterações tomográficas não observadas na forma primária da doença, como, por exemplo, consolidações, placas pleurais, nódulos centrolobulares, linfonodomegalias e padrão de vidro fosco sem associação com septos interlobulares espessados. Além disso, em oito destes casos houve um predomínio das lesões nas regiões posteriores dos pulmões.

A tomografia computadorizada de alta resolução é de extrema importância no estudo da proteinose alveolar pulmonar, pois as alterações encontradas são bastante sugestivas do seu diagnóstico e permitem a diferenciação entre as formas primária e secundária da doença. Este exame pode, ainda, guiar a realização de procedimentos diagnósticos e/ou terapêuticos invasivos através da demonstração das áreas mais acometidas, além de servir como subsídio na avaliação da resposta à lavagem pulmonar total e no rastreio de complicações.

 

Aspectos tomográficos dos linfomas pulmonares

 

 

Autora: Ana Luiza Telles de Miranda Gutierrez
Orientador: Edson Marchiori

Dissertação de Mestrado. UFRJ, 2003.

 

 

Neste trabalho são descritos os aspectos tomográficos observados em dezessete casos de linfomas pulmonares. Para isso, foram revisadas as tomografias computadorizadas do tórax de pacientes com diagnóstico confirmado de linfoma não-Hodgkin ou de doença de Hodgkin.

Os achados radiológicos mais comumente encontrados nesta série de pacientes foram as consolidações parenquimatosas localizadas (n = 14), com broncogramas aéreos de permeio (n = 13), eventualmente com dilatações brônquicas ou escavações associadas. O segundo achado mais freqüente foram os múltiplos nódulos parenquimatosos, presentes em cinco dos dezessete pacientes estudados. Em menor freqüência foram observados opacidades em vidro fosco, espessamento pleural irregular e espessamento dos septos interlobulares, presentes, cada um deles, em quatro pacientes desta série. Achados mais raros incluíram espessamento peribroncovascular e dilatações brônquicas (n = 3). Nesta série, apenas um dos dezessete pacientes encontrava-se imunocomprometido, em decorrência de síndrome de imunodeficiência adquirida.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554