Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 36 nº 6 - Nov. / Dez.  of 2003

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 372 to 372



PDF Português      

Texto em Português English Text

As pneumonias bacterianas são um grupo comum de doenças nas quais o diagnóstico é clínico-radiológico, não sendo a tomografia computadorizada realizada na maioria dos casos. Os padrões tomográficos presentes nesta doença são, portanto, pouco conhecidos. O objetivo deste trabalho é avaliar os achados das pneumonias bacterianas na tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR).

Foram realizadas TCAR em pacientes atendidos no HUCFF com diagnóstico de pneumonia. Os achados mais comuns foram avaliados, assim como sua freqüência, distribuição e características principais. A alteração mais freqüente foi a consolidação, presente em 88,2% dos casos, que apresentou broncogramas aéreos de permeio em 66,6% dos pacientes, e teve como distribuição mais comum a forma segmentar, predominando nos lobos inferiores. As opacidades em vidro fosco foram observadas em 76,4% dos casos, preferencialmente adjacentes às consolidações. O derrame pleural e o espessamento de septos interlobulares foram achados relativamente freqüentes, vistos em 35,3% das vezes. Nódulos do espaço aéreo foram observados em 23,5% dos casos.

O conhecimento das alterações vistas na TCAR em pacientes com pneumonia bacteriana é de grande importância, permitindo um diagnóstico mais preciso e sua diferenciação de doenças coexistentes.

 

Comprometimento pulmonar nas leucemias. Avaliação por tomografia computadorizada de alta resolução

 

Autora: Ana Paola de Oliveira
Orientador: Edson Marchiori

Dissertação de Mestrado. UFRJ, 2003.

 

 

Neste estudo foram analisadas as tomografias computadorizadas de alta resolução (TCAR) de 15 pacientes com leucemia e sintomatologia pulmonar. O objetivo foi avaliar o papel da TCAR no estudo destes pacientes, além de analisar os principais padrões encontrados e definir sua etiologia.

Os principais padrões observados foram a atenuação em vidro fosco (n = 11), consolidação (n = 9), nódulos do espaço aéreo (n = 3), espessamento de septos interlobulares (n = 3) e o derrame pleural (n = 3). A infecção pulmonar foi o achado mais comum, observado em 12 pacientes, com a seguinte ordem de freqüência: pneumonia bacteriana (n = 6), infecção fúngica (n = 4), tuberculose pulmonar (n = 1), infecção viral (n = 1). Os outros três pacientes mostraram infiltração leucêmica pleural (n = 1), linfoma (n = 1) e hemorragia pulmonar (n = 1).

Concluiu-se, neste estudo, sobre a importância da TCAR na avaliação de pacientes com leucemia e neutropenia, pois permite sugerir a causa do quadro pulmonar, avaliar a sua extensão e, em alguns casos, orientar procedimentos invasivos.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554