Abstract:
The article shows a panoramic view of radiology teaching in 11 of the 19 physiotherapy graduation courses in the State of Rio de Janeiro, Brazil. The research evaluated the importance of radiology teaching in physiotherapy graduation courses and assessed the quality of teaching by applying a questionnaire directed to physiotherapists, physiotherapy students and graduation course coordinators. The guidelines for preparing a basic radiology course contents are discussed, considering the main needs of physiotherapists in the exercise of their profession. In closing, the study appraised the role of the teacher and emphasized the importance of a radiologist in the learning-teaching process.
Resumo:
O trabalho identifica a presença e traz uma visão panorâmica do ensino da disciplina Radiologia e Diagnóstico por Imagem em 11 de 19 cursos de graduação em fisioterapia, que funcionam no Estado do Rio de Janeiro. Avalia a importância do ensino da especialidade médica na formação do fisioterapeuta e faz uma análise qualitativa deste ensino, a partir de entrevistas, por intermédio de questionários direcionados a fisioterapeutas, alunos e coordenadores de cursos de graduação em fisioterapia. Apresenta aspectos para uma linha a ser considerada no preparo de um conteúdo básico, direcionado às necessidades do profissional no exercício das suas funções. Por fim, avalia o papel do docente na disciplina, valorizando a presença do médico radiologista no processo ensino-aprendizagem.
|