Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 38 nº 2 - Mar. / Abr.  of 2005

RESUMOS DA LITERATURA
Print 

Page(s) 212 to 212



PDF Português      

Texto em Português English Text

OBJETIVO: Avaliar a freqüência de visualização, espessura e aspectos do apêndice normal na tomografia computadorizada (TC) helicoidal sem contraste.
MATERIAIS E MÉTODOS: Três radiologistas, que desconheciam a história cirúrgica dos pacientes, analisaram retrospectivamente as TC helicoidais obtidas para investigação de cólica renal em 187 pacientes consecutivos. Nenhum material de contraste foi administrado. A freqüência de visualização e a espessura dos apêndices normais foram assinaladas. A concordância interobservador e o efeito da gordura intraperitoneal na detecção do apêndice foram assinaladas.
RESULTADOS: A prevalência de apendicectomia foi de 10,7% (20 de 187 pacientes). Os valores de sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo e acurácia na visualização do apêndice normal foram de 79% (73% a 84%), 90% (78% a 96%), 98% (97% a 99%), 34% (22% a 44%) e 80% (74% a 86%), respectivamente, segundo os revisores. Não houve diferença significante entre os três revisores (p > 0,05), de acordo com a regressão logística condicional e os resultados dos testes exatos de McNemar. Para todos os observadores a freqüência de visualização do apêndice foi significativamente menor em pacientes com menos gordura intraperitoneal. O valor da espessura do apêndice normal sem conteúdo intraluminal foi de 6,6 mm, com desvio padrão de 1,0 mm, e o valor da espessura excluindo o conteúdo intraluminal visível foi de 3,6 mm, com desvio padrão de 0,8 mm.
CONCLUSÃO: A maioria dos apêndices normais foi vista na TC helicoidal sem contraste. Os valores da espessura do apêndice normal, quando nenhum conteúdo foi detectado, foram maiores que os comumente utilizados para o diagnóstico tomográfico de apendicite.

 

Aspergilose pulmonar necrosante crônica em pneumoconioses: características clínicas e radiológicas em dez pacientes

 

 

Marco Antonio Moraes Carvalho

Médico Residente do Departamento de Radiologia da UFF

 

 

Kato T, Usami I, Morita H, et al. Chronic necrotizing pulmonary aspergillosis in pneumoconiosis: clinical and radiologic findings in 10 patients. Chest 2002;121:118?27.

INTRODUÇÃO: A aspergilose pulmonar necrosante crônica (APNC) ocorre principalmente em pessoas de meia idade, com leve imunodeficiência sistêmica, ou em pacientes com doença pulmonar subjacente, como, por exemplo, pneumoconioses. O objetivo deste estudo é caracterizar os achados clínicos, radiográficos e tomográficos da APNC em pacientes com pneumoconioses.
MATERIAIS E MÉTODOS: Dos 804 pacientes com pneumoconioses assistidos no Hospital Asahi Rosai em Nagóia, Japão, no período de janeiro de 1984 a dezembro de 1998, foram estudados dez pacientes com diagnóstico de
APNC, com análise retrospectiva de seus fatores predisponentes, características clínicas e métodos diagnósticos.
RESULTADOS: Todos os pacientes eram do sexo masculino, com média de idade de 60,1 anos. Em relação à história ocupacional, nove eram trabalhadores de olaria e um era mineiro de carvão. As radiografias de tórax, segundo o sistema de classificação do International Labor Office, foram, na maioria, classificadas como categoria 2. Todos os pacientes eram sintomáticos, apresentando secreção respiratória (n = 10), tosse (n = 8), hemoptise (n = 5), dispnéia (n = 4), dor torácica (n = 2) e febre (n = 1). Em sete pacientes foram detectados, no soro, anticorpos contra o antígeno do Aspergillus. Os achados radiográficos e de TC consistiam em áreas de consolidação nos lobos superiores, múltiplas opacidades nodulares, espessamento pleural e escavação em todos os pacientes. Havia massas intracavitárias compatíveis com micetoma em nove casos. A doença progredia lentamente, porém um paciente apresentou grande destruição pulmonar após dez anos sem terapia antifúngica. A maioria dos pacientes apresentou melhora clínica e radiológica após iniciada a terapia antifúngica oral, inalatória ou intracavitária.
CONCLUSÃO: Infiltração persistente ou progressiva nos lobos superiores e escavação em pacientes com pneumoconiose devem ser um alerta quanto à possibilidade de APNC, pela necessidade de diagnóstico precoce e terapia específica para um resultado final satisfatório.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554