RESUMO DE TESE
|
|
|
|
Autho(rs): Eduardo Curty Castro Netto |
|
Dessa forma, as características tomográficas imprescindíveis para o diagnóstico foram a ausência de nódulos e a presença cistos de tamanhos variados, em geral menores que 2 cm, arredondados e distribuídos difusamente por um parênquima pulmonar de aparência normal.
Angio-ressonância magnética do crânio. Revisão de 100 casos
Autor: Leonardo Portugal G. Amaral Neste trabalho foram analisados, retrospectivamente, os exames de 100 pacientes que se submeteram a angio-ressonância (angio-RM) do crânio com diferentes indicações clínicas. Os objetivos são discutir vantagens e desvantagens da técnica 3D TOF em exames de angio-RM cerebral, verificar as principais indicações da angio-RM na avaliação das lesões vasculares intracranianas, e a freqüência dos principais achados nesses exames. As principais indicações para realização de angio-RM foram: cefaléia (n = 29), acidente vascular encefálico (n = 14) e ataque isquêmico transitório (n = 11). Em 11 casos não havia indicação clínica e os demais tiveram indicações diversas. Cinqüenta e dois por cento dos exames apresentaram alguma alteração. Os principais achados foram estenose vascular (n = 30), aneurisma (n = 10), variações anatômicas (n = 6), malformações vasculares (n = 4) e trombose dos seios durais (n = 2).
A técnica 3D TOF, única utilizada neste trabalho, mostrou-se eficaz na maioria dos casos, apresentando alta resolução, grande sensibilidade e um tempo relativamente curto para sua aquisição. Como desvantagem, não se mostra eficaz para cobrir grandes volumes, podendo superestimar áreas de estenose.
Criptococose pulmonar. Aspectos na tomografia computadorizada
Autora: Ana Carina Gamboa da Silva A criptococose pulmonar é uma doença causada pelo Cryptococcus neoformans, um fungo unimórfico que possui distribuição mundial, existindo na mesma forma tanto no seu habitat natural quanto em animais e humanos. A doença possui apresentações clínica e patológica variadas e pode manifestar-se tanto em pacientes com a imunidade normal como em imunocomprometidos. Neste trabalho são analisados os aspectos encontrados nas tomografias computadorizadas do tórax de 14 pacientes com criptococose pulmonar confirmada. Os achados mais freqüentes na tomografia do tórax foram as massas e os nódulos pulmonares. Outros aspectos observados foram as áreas de escavação, as consolidações, o espessamento do interstício peribroncovascular e o reticulado difuso. Massa pulmonar foi o achado isolado mais comum (64,2%), seguido dos nódulos isolados ou múltiplos (35,7%). Doença pulmonar difusa foi vista em apenas 14,2% dos casos. Os lobos superiores foram os mais comprometidos, sendo a doença mais comum nas regiões anteriores. A tomografia do tórax permitiu avaliar com precisão o grau de comprometimento do parênquima pulmonar. |