Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 36 nº 1 - Jan. / Fev.  of 2003

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 56 to 56



PDF Português      

Texto em Português English Text

Determinação de padrões de dose em exames radiológicos de coluna lombar, coluna torácica e bacia em hospitais de grande porte da cidade de Porto Alegre

Autor: Marcelo Borda Ferreira; Orientadores: Antonio Carlos Pires Carvalho; Ana Cecília Pedrosa de Azevedo
Dissertação de Mestrado. UFRJ, 2002

 

Neste trabalho foram determinados os padrões de dose de entrada da pele para exames radiológicos de coluna lombar, coluna torácica e bacia, conforme determinação da Portaria no 453/98 do Ministério da Saúde.

As medidas de padrões de dose na entrada da pele foram obtidas utilizando dosímetros termoluminescentes e câmaras de ionização no Serviço X e o Diamentor no Serviço Y. Nas incidências ântero-posteriores, os mesmos parâmetros técnicos utilizados em exames de rotina com dosímetros termoluminescentes foram também utilizados num simulador de coluna e bacia no Serviço X e as doses determinadas com uma câmara de ionização por meio do cálculo do rendimento de cada equipamento de raios X. Durante a pesquisa foram acompanhados 82 e 143 exames, respectivamente, no Serviço X e no Serviço Y.

As projeções ântero-posteriores de coluna lombar da sala C apresentaram valores de doses máximas de 59,6 e 31,1 mSv, comparadas com as outras salas, utilizando a câmara de ionização e dosímetros termoluminescentes. As medidas com dosímetros termoluminescentes e câmara de ionização na sala C apresentaram valores de dose de 3,0 e 3,2 mSv, respectivamente, na projeção ântero-posterior de bacia, enquanto com os dosímetros termoluminescentes o menor valor de dose foi verificado nos exames da bacia, apresentando 3,0 mSv. As medidas realizadas com Diamentor apresentaram um valor máximo de dose de 10,2 mSv na projeção lateral do exame de coluna lombar e um valor mínimo de 4,3 mSv para o exame de coluna torácica na projeção ântero-posterior do Serviço Y. Os valores de dose obtidos com a câmara de ionização, Diamentor e dosímetros termoluminescentes foram comparados com os níveis de referência da Portaria citada.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554