Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 36 nº 1 - Jan. / Fev.  of 2003

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 52 to 52



PDF Português      

Texto em Português English Text

Elaboração de um programa de monitoração ocupacional em radiologia para o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

Autor: Sergio Ricardo de Oliveira; Orientadores: Ana Cecília Pedrosa de Azevedo; Antonio Carlos Pires Carvalho
Dissertação de Mestrado. UFRJ, 2002

 

Foi elaborado um programa de monitoração ocupacional em radiologia médica para o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, seguindo as normas e legislações nacionais. Para a construção do programa foi necessária a realização de um levantamento prévio de todos os Serviços e funcionários que estavam diretamente expostos às radiações ionizantes. Foi diagnosticado que a maioria desses funcionários não era monitorada, apenas três serviços mantinham um controle de dose de trabalhadores com contratos de prestação de serviço independentes e que não havia controle para os casos de doses elevadas. Com a implantação do programa de monitoração ocupacional, os passos seguintes foram: a contratação da uma nova empresa que prestasse o serviço de monitoração pessoal, reduzindo significativamente o custo anual de operação com o contrato único para o hospital; a inclusão de mais sete serviços que trabalham com radiações ionizantes, aumentando em mais de 60% o número de trabalhadores monitorados; o controle de doses elevadas, principalmente no setor de hemodinâmica, que apresentou a maior média de dose, de 0,32 mSv/mês; e a monitoração de área, que foi realizada em períodos intercalados nos pontos considerados de maior risco para a população e os trabalhadores.

Paralelamente, o programa de monitoração ocupacional foi informatizado, sendo construído um banco de dados com o propósito de controlar e armazenar as doses funcionais. Com a implantação do programa, começa-se a compreender os riscos de se trabalhar com radiações ionizantes, a partir dos conceitos de proteção radiológica, e conscientiza-se quanto ao uso correto dos monitores de dose.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554