Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 37 nº 6 - Nov. / Dez.  of 2004

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 404 to 404



PDF Português      

Texto em Português English Text

RESULTADOS: A injeção com o corante conseguiu êxito na identificação de 53 (98,15%) casos versus 50 (92,59%) casos no método radioguiado, sendo que no único insucesso do azul patente V também não houve marcação com 99mTc-fitato. Em relação às variáveis estudadas, somente o resultado da linfocintilografia mostrou influir significativamente na marcação do LS por ambos os métodos (p = 0,556 para o método do corante, e p = 0,002 para o da técnica radioguiada).
CONCLUSÕES: A injeção periareolar com azul patente V conseguiu marcar o mesmo LS que a peritumoral, padrão, feita com 99mTc-fitato, demonstrando que, a despeito da localização do tumor, ambos os métodos seguem as mesmas vias para um único linfonodo. Tal constatação é importante, pois a via periareolar é mais simples, de mais rápido aprendizado e possibilita a injeção das substâncias, em lesões impalpáveis, sem o recurso de métodos especiais.

 

Avaliação por tomografia computadorizada de alta resolução da pneumonia pelo vírus sincicial respiratório pós-transplante de medula óssea

 

Autor: Emerson L. Gasparetto
Orientador: Edson Marchiori

Dissertação de Mestrado. UFRJ, 2004

 

Este estudo objetivou descrever os achados de tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) da pneumonia pelo vírus sincicial respiratório (VSR) em 20 pacientes submetidos a transplante de medula óssea (TMO) alogênico.

O trabalho incluiu 20 casos consecutivos de pacientes que desenvolveram pneumonia pelo VSR pós-TMO, os quais foram estudados através de TCAR até 24 horas após o início dos sintomas. As TCAR foram revisadas por dois radiologistas experientes, os quais determinaram o padrão e a distribuição das lesões por consenso. Doze pacientes eram do sexo masculino e oito, do sexo feminino, com idade variando entre três e 48 anos (média de 25 anos).

O TMO foi realizado devido a vários tipos de leucemia (n = 12), anemia aplástica severa (n = 6), anemia de Fanconi (n = 1) e hemoglobinúria paroxística noturna (n = 1). Dezesseis (80%) pacientes tinham alterações nas TCAR e quatro tinham TCAR normal. Os achados predominantes foram pequenos nódulos centrolobulares (n = 10; 62,5%), consolidações (n = 9; 56,2%), opacidades em vidro-fosco (n = 8; 50%) e espessamento de paredes brônquicas (n = 6; 37,5%). As alterações distribuíram-se no centro e na periferia dos pulmões em nove casos, somente na periferia em cinco casos e somente nas regiões centrais do pulmão em dois casos. Os achados eram bilaterais e assimétricos em 13 pacientes, bilaterais e simétricos em dois e unilaterais em um paciente. Os achados de TCAR de alta resolução mais comuns em pacientes com pneumonia pelo VSR pós-TMO consistiram em pequenos nódulos centrolobulares, áreas multifocais de consolidação, opacidades em vidro-fosco e espessamento de paredes brônquicas, com distribuição bilateral e assimétrica.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554