Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 37 nº 5 - Set. / Out.  of 2004

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 370 to 370



PDF Português      

Texto em Português English Text

RESULTADOS: A ressonância magnética cinemática foi possível de ser realizada em todos os pacientes, sem impedimentos. Houve diferenças significativas entre os estudos estático e cinemático (p < 0,05) nos três parâmetros utilizados. No grupo dos casos, as diferenças entre os estudos estáticos e cinemáticos foram maiores que as diferenças nos voluntários a 30° e a 20° de flexão, com a "bisect offset" (BSO) e com o deslocamento lateral da patela.
CONCLUSÕES: É possível a realização da ressonância magnética cinemática com aparelho de configuração fechada de 1,5 T, com seqüências baseadas em spin-eco "bisect offset" (BSO), deslocamento lateral da patela e ângulo de inclinação da patela, que foram importantes na avaliação da articulação femoropatelar. O método foi capaz de diferenciar os voluntários do grupo de pacientes.

 

Erros e repetições de radiografias em exames periapicais completos

 

Autora: Carla Barros de Oliveira
Orientador: Antonio Carlos Pires Carvalho

Dissertação de Mestrado. UFRJ, 2004.

 

Neste estudo foi feito um levantamento dos erros mais freqüentes ocorridos na realização de radiografias periapicais.

Foram utilizados 283 exames periapicais completos aleatórios, num total de 4.072 radiografias realizadas. O estudo foi dividido em duas etapas, sendo que na primeira etapa foi feito apenas um levantamento dos erros, e na segunda etapa foi realizada uma avaliação da real necessidade de repetição das radiografias.

Os achados mais importantes evidenciaram um índice expressivo de erros de posicionamento, até mesmo com o uso da técnica do paralelismo, em que seria esperado um resultado contrário.

Foi possível concluir que 26,88% das radiografias não precisariam ter sido repetidas, o que indica que uma melhor orientação aos operadores é fundamental para a diminuição da repetição de radiografias e, conseqüentemente, uma diminuição da dose de radiação recebida pelos pacientes e do custo adicional com repetições desnecessárias.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554