Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 37 nº 5 - Set. / Out.  of 2004

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 350 to 350



PDF Português      

Texto em Português English Text

RESULTADOS: No subgrupo tratado com cirurgia exclusiva, a sobrevida livre de doença em cinco anos foi de 68,7% para os pacientes com baixa expressão de TS contra 51,1% para os pacientes com alta expressão (p = 0,028). No subgrupo de pacientes tratados com cirurgia e quimioterapia, a sobrevida livre de doença em cinco anos entre os pacientes com alta expressão intratumoral de TS foi de 79,1%, comparada a 58,5% para os pacientes com baixa expressão (p = 0,098). Observamos que, entre os pacientes com baixa expressão de TS, não houve diferença de sobrevida livre de doença em função da realização ou não de quimioterapia pós-operatória (58,5% versus 68,7%; p = 0,145). Entre os pacientes com alta expressão de TS, houve ganho significativo de sobrevida a favor da realização de quimioterapia (79,1% versus 51,1%; p = 0,029). Observaram-se resultados semelhantes para sobrevida global. Analisando-se a amostra total, a expressão de TS não se revelou um fator prognóstico independente para sobrevida global ou livre de doença. Na análise multivariada, o único fator identificado como independente para risco de óbito foi a presença de embolização linfática (RR: 2,20; IC 95%: 1,10-4,38).
CONCLUSÕES: A expressão imuno-histoquímica de TS pode selecionar pacientes que se beneficiem de tratamento adjuvante com quimioterapia, já que houve ganho significativo de sobrevida livre de doença e global com o emprego de quimioterapia pós-operatória no subgrupo de pacientes com alta expressão intratumoral de TS, na análise univariada; na análise multivariada, a presença de embolização linfática se apresentou como único fator adverso independente para risco de recidiva e óbito.

 

Expressão de p53, Bcl-2 e TGF-beta em pacientes portadores de carcinoma bem diferenciado de tireóide localmente invasivo

 

Autor: João Gonçalves Filho
Orientador: Luiz Paulo Kowalski

Tese de Doutorado. FMUSP, 2003.

 

Os tumores malignos da tireóide compreendem a forma mais comum de câncer do sistema endócrino. O carcinoma bem diferenciado de tireóide é o tumor mais freqüente e geralmente associado a excelente prognóstico. No entanto, a presença de extensão extratireoidiana com invasão de estruturas adjacentes associa-se a pior prognóstico e aumento no risco de morte. Embora a expressão da proteína p53, da oncoproteína Bcl-2 e do TGF-b em carcinoma de tireóide já tenha sido estudada, nenhum estudo avaliando a expressão destes marcadores em pacientes portadores de carcinoma bem diferenciado de tireóide com tumores localmente invasivos foi encontrado.

Neste estudo analisamos a expressão de TGF-b, proteína p53 e Bcl-2 em 52 pacientes portadores de carcinoma bem diferenciado de tireóide com extensão extratireoidiana e em 52 controles com tumores sem extensão extratireoidiana.

A avaliação destes marcadores foi realizada pelo método imuno-histoquímico. Mutação na proteína p53 foi detectada em apenas dez pacientes (9,6%; 10/104), sendo em seis pacientes (11,5%; 6/52) e em quatro controles (7,6%; 4/52). A expressão do TGF-b foi encontrada em 32 pacientes (62%; 32/52) com carcinoma bem diferenciado de tireóide com extensão extratireoidiana e em 20 pacientes (38%; 20/52) com tumores sem extensão extratireoidiana, não ocorrendo nenhuma correlação da superexpressão do TGF-b com a presença ou ausência de extensão extratireoidiana (p = 0,085). Da mesma forma, o Bcl-2 foi expresso em 12 pacientes (23%; 12/52) com tumores apresentando extensão extratireoidiana, enquanto 20 pacientes (38%; 20/52) com carcinoma bem diferenciado de tireóide sem extensão extratireoidiana também apresentaram expressão.

Não houve diferença significativa entre a expressão de TGF-b e a presença ou ausência de extensão extratireoidiana (p = 0,068). Mutação na proteína p53 foi relativamente rara, em nossa casuística, com carcinoma bem diferenciado de tireóide com ou sem extensão extratireoidiana, o qual pode refletir o grau histológico bem diferenciado destes tumores. Da mesma forma, não observamos qualquer correlação entre a expressão de p53 com Bcl-2 ou TGF-b. Embora não se tenha observado correlação da expressão de TGF-b e Bcl-2 com a presença ou ausência de extensão extratireoidiana, a elevada freqüência de expressão destes marcadores abre a questão para a realização de novos estudos.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554