Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 37 nº 5 - Set. / Out.  of 2004

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 336 to 336



PDF Português      

Texto em Português English Text

Concluímos que o tratamento do câncer de próstata localizado e localmente avançado com BATD como reforço da RTE leva a uma taxa de CB satisfatória, com taxas aceitáveis de complicações urinárias e intestinais, tanto agudas quanto tardias.

 

Avaliação da função global e regional pela ressonância magnética com a técnica dos marcadores miocárdicos em pacientes na fase tardia do infarto da parede anterior do ventrículo esquerdo em acompanhamento clínico

 

Autor: Sérgio Domingos Florenzano
Orientador: Cláudio Campi de Castro

Tese de Doutorado. FMUSP, 2004.

 

O infarto agudo do miocárdio é definido como necrose do miocárdio resultante de comprometimento agudo de sua irrigação sanguínea. As manifestações de insuficiência cardíaca são comuns em pacientes com doença arterial coronariana aguda ou crônica, acarretando significativa morbidade e mortalidade. O objetivo foi avaliar a função global e regional do ventrículo esquerdo, através da ressonância magnética com a técnica dos marcadores miocárdicos na evolução clínica dos pacientes na fase tardia do infarto da parede anterior do ventrículo esquerdo.

Foi realizado seguimento longitudinal prospectivo da evolução da função da parede do ventrículo esquerdo. Foram avaliadas e comparadas entre si as várias etapas evolutivas de pacientes encaminhados pela Unidade Clínica de Coronariopatia Crônica e Unidade de Cirurgia Torácica e Cardiovascular do InCor-FMUSP. Entre dezembro de 2000 e fevereiro de 2003, estudamos 24 pacientes (19 homens e cinco mulheres) com idade média de 54,33 ± 10,11 anos. Os estudos foram realizados na inclusão do paciente no protocolo, após quatro meses e dez meses de seguimento. Os estudos foram realizados em repouso e durante o estímulo inotrópico com baixa dose de dobutamina (10 µg/kg/ml). Nenhum paciente desenvolveu sintomas durante a infusão de dobutamina. Foram estudados os volumes diastólico e sistólico finais e a fração de ejeção com a técnica de cine-ressonância, utilizando-se o método de Simpson para a análise. A função global e regional foi analisada com a técnica dos marcadores miocárdicos através da análise do encurtamento circunferencial global e regional nas áreas remotas, adjacentes e com infarto.

Os resultados mostraram estabilidade nos valores encontrados (volumes diastólico e sistólico finais e fração de ejeção), tanto em repouso como durante a infusão de dobutamina (p = NS). A análise da função do ventrículo esquerdo com a técnica dos marcadores miocárdicos no grupo clínico mostrou melhora significante nos exames de controle, após quatro meses e dez meses de seguimento, na comparação das médias globais (p < 0,001). Nas regiões com infarto não houve diferença significante entre os grupos 1, 2 e 3 (comprometimento mural < 75%), o que pode ser evidenciado entre os grupos 1, 2 e 3 versus grupo 4 (comprometimento mural > 75%) (p < 0,001).

Em conclusão, este estudo mostra a manutenção das variáveis da função ventricular esquerda (volumes diastólico e sistólico finais e fração de ejeção) durante a evolução clínica. Os pacientes em acompanhamento clínico avaliados com a técnica dos marcadores miocárdicos mostraram melhora quantitativa da função global e regional na área com infarto, o que indica que este índice pode ser mais sensível na avaliação evolutiva da função ventricular esquerda.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554