Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 38 nº 5 - Set. / Out.  of 2005

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 342 to 342



Resumos de teses

PDF Português      

Texto em Português English Text

A angio-RM permitiu a análise da aorta quanto à presença de dilatação e quanto à posição do arco aórtico em todos os casos. Esses achados foram confirmados pela angiografia em 100% dos casos. A avaliação das artérias coronárias por ressonância magnética (RM) foi considerada insatisfatória. A angio-RM permitiu uma excelente visualização do tronco da artéria pulmonar e das artérias pulmonares direita e esquerda, possibilitando a avaliação quanto à presença de dilatação, hipoplasia, estenose, ou quanto à ausência do vaso. A concordância entre os achados da RM e do cateterismo foi de 93,3%, na avaliação das artérias pulmonares. A RM teve 100% de sensibilidade, especificidade e acurácia na definição da presença ou não das artérias pulmonares centrais, quando comparada ao cateterismo. A angio-RM evidenciou, também, sensibilidade de 94,7%, especificidade de 98,1% e acurácia de 96,7% na detecção de estenose ou hipoplasia das artérias pulmonares. Foram identificadas, por angio-RM, 25 colaterais sistêmico-pulmonares. A angio-RM identificou todas as colaterais identificadas na angiografia convencional, além de três outras não observadas naquele método. Foi detectado canal arterial pérvio em seis casos (20%), o que foi confirmado pela angiografia convencional. Doze derivações de Blalock-Taussig pérvias foram bem visualizadas por RM, havendo concordância de 100% destes achados com os resultados da angiografia convencional.

Os resultados obtidos indicam que a angio-RM com meio de contraste é um método de grande utilidade no estudo de pacientes com tetralogia de Fallot e sua variante com atresia pulmonar, porque permite a obtenção de informações anatômicas importantes e complementares à ecocardiografia, podendo ser considerada uma alternativa não-invasiva ao cateterismo cardíaco, principalmente na avaliação da anatomia vascular pulmonar.

 

Localização e exérese de lesões mamárias impalpáveis por cirurgia radioguiada

 

 

Autor: Rafael Henrique Szymanski Machado.
Orientadora: Lea Mirian Barbosa da Fonseca.
Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.

O objetivo deste estudo foi determinar a eficiência da localização e exérese por cirurgia radioguiada de lesões ocultas mamárias utilizando radiofármaco injetado diretamente no interior das lesões, e correlacionar com os achados radiológicos e histopatológicos.

Trinta e duas pacientes com 36 lesões mamárias ocultas, detectadas por mamografia ou ultra-sonografia, classificadas como Bi-Rads® 3, 4 e 5 foram estudadas. O radiofármaco utilizado foi o 99mTc-MAA injetado por orientação mamográfica ou guiado por ultra-som. A injeção do radiofármaco foi seguida pela imediata administração de ar através da agulha da estereotaxia, visando ao controle de qualidade da injeção do radiofármaco. A biópsia excisional foi feita com o auxílio do aparelho portátil gama probe e a remoção completa das lesões foi verificada através de radiografia das peças cirúrgicas ou por exame histopatológico de congelação intra-operatório.

Câncer de mama foi encontrado em 8,3% das lesões BI-RADS® 3, em 33,3% das BI-RADS® 4 e em 66,6% das BI-RADS® 5. As 32 pacientes corresponderam a 36 espécimes cirúrgicos. O radiofármaco foi corretamente posicionado em 97,2% (35/36) dos espécimes, permitindo remoção de 97,2% das lesões mamárias não palpáveis estudadas. Radiografia das peças foi utilizada para mostrar completa remoção em 27 lesões (75%), estudo intra-operatório por congelação em 19,4% (7/36) e ambos os métodos em 5,5% (2/36).

A cirurgia radioguiada é um importante instrumento na remoção de lesões mamárias impalpáveis, tratando-se de um método simples, rápido e exeqüível que pode ser implementado na rotina clínica dessas pacientes.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554