Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 38 nº 4 - Jul. / Ago.  of 2005

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 320 to 320



PDF Português      

Texto em Português English Text

Os resultados mostraram que a densidade das mamas à mamografia, relacionada à terapia de reposição hormonal, variou com o esquema utilizado e que o combinado contínuo foi o que mostrou:aumento maior.

 

Estudo radiográfico das alterações morfológicas do processo estilóide do osso temporal em pacientes com desordens temporomandibulares

 

 

Autora: Simone Maria Ragone Guimarães.
Orientador: Antonio Carlos Pires Carvalho.
Dissertação de Mestrado. UFRJ, 2005.

Este estudo se propôs a avaliar radiograficamente, em pacientes com desordem temporomandibular, a presença de alteração morfológica do processo estilóide do osso temporal, bem como o tipo morfológico destes processos e sua possível relação com a excursão condiliana das articulações temporomandibulares.

Foram selecionadas 1.500 radiografias das articulações temporomandibulares dos pacientes do Serviço de Diagnóstico e Orientação a Pacientes com Desordens Temporomandibulares da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Após as análises das radiografias chegou-se aos seguintes resultados: 83 pacientes da amostra (5,53%) apresentaram pelo menos um dos processos estilóides alterado morfologicamente, sendo 9 (10,8%) do sexo masculino e 74 (89,2%) do sexo feminino, incluídos na faixa etária dos 41 a 50 anos de idade (32,5%); os tipos morfológicos foram classificados em normal (13), sendo 3 do lado direito e 10 do lado esquerdo, tipo alongado (113), sendo 59 do lado direito e 54 do lado esquerdo, tipo pseudo-articulado (21), sendo 9 do lado direito e 12 do lado esquerdo, e tipo segmentado (19), sendo 12 do lado direito e 7 do lado esquerdo, num total de 166 processos estilóides. A classificação radiográfica da excursão condiliana, ou seja, a posição do côndilo em abertura máxima dos pacientes com alterações morfológicas do processo estilóide foi normal (n = 47), hipomobilidade condilar (n = 30) e hipermobilidade condilar (n = 89), totalizando 166 articulações temporomandibulares dos 83 pacientes.

Pelo método estatístico utilizado (Cramer's V) não foi constatado indício de correlação de que o padrão morfológico do processo estilóide interfere na excursão condiliana para ambos os lados, porém, pelo mesmo teste utilizado, concluiu-se que há simetria entre os lados direito e esquerdo tanto para o tipo morfológico quanto para a excursão condiliana. Efeito da terapia de reposição hormonal sobre a densidade mamária avaliada pela mamografia.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554