Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 38 nº 4 - Jul. / Ago.  of 2005

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 304 to 304



PDF Português      

Texto em Português English Text

RESULTADOS: Após inserção de dados e comparação com a quantificação realizada pelos técnicos do NPR juntamente com os pesquisadores, foi possível notar que a quantificação informatizada resultou em tempos de armazenamentos diferentes. A coleta de dados registrados nas etiquetas pelos pesquisadores ou técnicos do NPR mostrou-se falha comparada à ficha impressa pelo banco, uma vez que não foi possível a inserção dos dados no formulário.
CONCLUSÃO: O banco de dados facilita o levantamento de dados estatísticos agilizando a realização de inventários e permite o controle efetivo dos radioisótopos desde sua entrada na instituição até seu descarte final dos rejeitos.

 

Treinamento de punção óssea para vertebroplastia: avaliação do aprendizado de grupo de especializandos em neurorradiologia por meio de modelo experimental

 

 

Autor: João de Deus da Costa Alves Junior.
Orientador: Nitamar Abdala.
Tese de Mestrado. Unifesp/EPM, 2005.

OBJETIVO: Desenvolver modelo simulador para o treinamento de punções transpediculares para vertebroplastia percutânea e avaliar o aprendizado destas punções em um grupo de médicos especializandos em neurorradiologia pela análise de curvas de aprendizado individuais.
MÉTODOS: Tomando como base uma vértebra humana, foram desenvolvidos vértebras lombares de metacrilato e gesso, com posterior montagem de coluna lombar perfazendo total de seis colunas com cinco vértebras. Estas colunas foram adaptadas no interior de manequim plástico simulando o tronco humano, e posteriormente cobertas por manta de etil-vinil-acetato, inviabilizando a sua visão direta. Secundariamente, foi arregimentado voluntariamente um grupo de seis alunos a fim de participar do programa de treinamento com o modelo em questão. A princípio, cada aluno teve acesso a trinta punções divididas em três sessões de treinamento. Foram estabelecidos parâmetros de avaliação como tempo de procedimento, tempo de fluoroscopia, faixa de dose de exposição, bem como a classificação das punções que variaram em quatro tipos de acordo com o posicionamento da agulha no interior do corpo vertebral. Os procedimentos foram realizados no setor de neuro-intervenção, com o angiógrafo Philips Integris V5000, com as medidas de proteção radiológicas cabíveis.
RESULTADOS: Foi evidenciada redução dos parâmetros de tempo de procedimento, tempo de fluoroscopia e faixa de dose, em quase todos os participantes arrolados. Um dos alunos não apresentou representação gráfica de curva de aprendizado. Quanto aos tipos de punção, pode-se observar incremento qualitativo a partir da vigésima primeira punção.
CONCLUSÕES: embora o simulador tenha apresentado falhas de manufatura, não houve prejuízo no treinamento e o mesmo foi considerado eficaz no treinamento em punção transpedicular. A análise das curvas de aprendizado apontam para incremento técnico em todos os parâmetro avaliados, na maioria dos alunos, com aumento da confiabilidade a partir da terceira sessão de treinamento.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554