Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 38 nº 4 - Jul. / Ago.  of 2005

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 278 to 278



PDF Português      

Texto em Português English Text

RESULTADOS: Dez nódulos (11,63%) eram malignos (três carcinomas foliculares, cinco variantes foliculares do carcinoma papilífero e dois carcinomas papilíferos), 14 nódulos (16,27%) eram adenomas e 62 (72%) eram nódulos não-neoplásicos. A média de IR nos nódulos não-neoplásicos foi de 0,588 (p < 0,001; teste do qui-quadrado), 0,662 nos adenomas e 0,763 nos nódulos malignos. Nenhum dos nódulos apresentou padrão de vascularização tipo 0. Padrões vasculares tipos 1 e 2 estavam presentes em 58 (93,5%) dos nódulos não-neoplásicos, em dez (71,4%) adenomas e em dois (20%) nódulos malignos. Padrão vascular tipo 3 estava presente em sete (70%) dos nódulos malignos, em quatro (28,6%) dos adenomas e em quatro (6,5%) dos não-neoplásicos. Apenas um nódulo, um carcinoma papilífero, apresentou padrão vascular tipo 4.
CONCLUSÕES: Nos tumores foliculares da tireóide houve significativa associação positiva entre fluxo vascular predominantemente central e malignidade (p < 0,0001; teste exato de Fisher). No entanto, estas características ao "power" Doppler não puderam ser usadas para se descartar malignidade porque 20% dos nódulos malignos apresentavam fluxo predominantemente periférico. Para predizer malignidade, um IR de 0,75 apresentou boa acurácia, alta especificidade e alto valor preditivo negativo, porém baixa sensibilidade e baixo valor preditivo positivo (respectivamente, 91%, 96%, 94%, 50% e 67%). Valores de IR nos nódulos não-neoplásicos foram menores do que nos adenomas e nos nódulos malignos (p< 0,001; teste do qui-quadrado).

 

Avaliação do exame ultra-sonográfico de pacientes afastados do trabalho com diagnóstico de LER de uma indústria de São Paulo

 

 

Autora: Sônia de Aguiar Vilela Mitraud.
Orientador: Artur R.C. Fernandes.
Tese de Doutorado. Unifesp/EPM, 2005.

OBJETIVOS: Analisar o exame ultra-sonográfico no diagnóstico da LER/DORT, através da correlação entre os aspectos clínicos com os achados ultra-sonográficos (avaliação qualitativa) de ombros e punhos e análise das dimensões do túnel do carpo e nervo mediano nos indivíduos sintomáticos e assintomáticos.
MÉTODOS: Realizados exames ultra-sonográficos com transdutor linear de alta resolução (10 MHz) de ombros e punhos em 56 indivíduos, todos do sexo feminino, montadores de velocímetros, sendo 41 sintomáticos e afastados do trabalho com diagnóstico de LER/DORT e 15 assintomáticos. A técnica utilizada segue a estabelecida na literatura. Foram correlacionados os achados ultra-sonográficos com os achados de exame físico de acordo com significância clínica que cada teste realizado poderia indicar. As medidas do túnel do carpo e nervo mediano foram realizadas em diversos planos (pisiforme e hamato) e a área calculada através do método indireto, considerando o túnel do carpo e nervo mediano com forma geométrica ovóide. Os achados foram submetidos à avaliação estatística.
RESULTADOS: Os principais achados de exame físico nos 41 indivíduos sintomáticos foram: dor à palpação da cintura escapular, teste do pinçamento subacromial positivo, dor à palpação no punho e testes de Phalen e Finkelstein positivos. Dos 82 exames de ultra-som nos indivíduos sintomáticos, 29 exames de ombros (35,4%) e 17 exames de punhos (20,7%) mostraram-se alterados. As principais foram: líquido/bursite subacromial subdeltóidea, líquido na bainha do tendão da cabeça longa do bíceps, nervo mediano espessado e líquido na bainha dos tendões flexores. Dos 30 exames de ultra-som nos indivíduos assintomáticos, dez exames (33,3%) mostraram alguma alteração. O achado mais freqüente foi tendinopatia calcária em oito casos, 66,7% do total dos achados encontrados. Na correlação entre o exame físico e achados ultra-sonográficos no ombro, não houve concordância significativa para dor à palpação e pinçamento subacromial; houve concordância significativa para a negatividade entre lesão do manguito rotador e do tendão da cabeça longa do bíceps. Não houve concordância significativa entre o exame físico e achados ultra-sonográficos no punho. Não houve diferença estatisticamente significante entre as medidas do túnel do carpo e nervo mediano para os indivíduos sintomáticos e assintomáticos.
CONCLUSÃO: O exame ultra-sonográfico não mostrou correlação significativa com os parâmetros clínicos, em pacientes com LER/DORT, porém pode confirmar a ausência de lesão tecidual específica principalmente nos ombros devido à correlação estatística para a negatividade entre os teste do manguito e tendão da cabeça longa do bíceps. Não houve diferença nas dimensões do túnel do carpo e nervo mediano entre os indivíduos sintomáticos e assintomáticos.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554