Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 38 nº 3 - Maio / Jun.  of 2005

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 234 to 234



RESUMOS DE TESES

PDF Português      

Texto em Português English Text

 

A contribuição da ecoendoscopia no diagnóstico e na terapêutica das lesões císticas do pâncreas

 

 

Autora: Simone Guaraldi da Silva.
Orientador: Antonio Carlos Pires Carvalho.
Dissertação de Mestrado. UFRJ, 2005.

Com o objetivo de avaliar a contribuição da ecoendoscopia no diagnóstico e na terapêutica das lesões císticas do pâncreas, descrevemos os procedimentos intervencionistas (16) e não-intervencionistas (2) realizados em 18 pacientes com diagnóstico citológico ou radiológico prévios, entre 2/10/2002 e 31/6/2004, na Casa de Saúde São José, Rio de Janeiro, RJ.

Dados epidemiológicos, clínicos, ecoendoscópicos, tratamentos executados e diagnósticos finais foram coletados. Dez pacientes eram mulheres e oito eram homens, com idade média de 47 anos. As principais indicações do exame foram o diagnóstico citológico (13) e a drenagem de pseudocisto (3). A dor abdominal seguida por emagrecimento e diarréia foram os principais motivos para o exame.

Houve predomínio das lesões císticas (15) em relação às lesões intraductais (3). O corpo pancreático foi o segmento isolado mais acometido e o tamanho médio das lesões foi 61,6 × 39,4 mm. Foram executadas uma a quatro punções por agulha fina guiadas por ecoendoscopia nos 13 pacientes com indicação de punção diagnóstica. Nestes pacientes, a combinação dos achados ecoendoscópicos com os citológicos e os laboratoriais (dosagem intracística da amilase e do marcador tumoral antígeno carcinoembrionário) foi a melhor estratégia diagnóstica pré-tratamento (três pseudocistos, quatro cistoadenomas serosos, dois cistoadenomas mucinosos, dois neoplasmas intraductais mucinosos papilíferos e dois adenocarcinomas ). A drenagem de pseudocisto foi realizada nos três pacientes do subgrupo terapêutico com sucesso. Foram observadas três complicações (uma pancreatite aguda, uma atelectasia pulmonar e um pneumoperitônio), todas resolvidas com tratamento clínico. Ocorreu um falso-positivo (cisto adrenal).

A aplicação da ecoendoscopia apresentou impacto positivo sobre o diagnóstico e/ou tratamento em cerca de um terço dos pacientes estudados.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554