Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 38 nº 3 - Maio / Jun.  of 2005

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 186 to 186



RESUMOS DE TESES

PDF Português      

Texto em Português English Text

RESULTADOS: O estudo de reprodutibilidade foi positivo e significativo para as relações de mio-inositol (mIns), colina (Cho) e glutamina + glutamato (Glx) em ambas as seqüências. Em relação à capacidade de detectar EH, os seguintes valores foram obtidos para ambas as seqüências: sensibilidade de 82,3%, especificidade de 92% e acurácia de 86,85%.
CONCLUSÃO: Os valores obtidos com ambas as seqüências foram similares àqueles previamente publicados com a utilização da seqüência STEAM na avaliação de pacientes cirróticos. Como a técnica PRESS fornece aproximadamente os mesmos resultados quantitativos, com redução do tempo de aquisição pela metade, esta seqüência deve ser o método de escolha para estudar espectros protônicos com TE curto. Os altos níveis de sensibilidade, especificidade e acurácia da concentração cerebral de Glx para diagnosticar EH sugerem que os metabólitos incluídos nesta faixa espectral possam se tornar marcadores importantes para o diagnóstico e manejo desta condição.

 

Estudo experimental da influência da filtração na dose de radiação e qualidade de imagens em raios-x de tórax pediátrico

 

 

Autor: Renato Dimenstein.
Orientador: Henrique M. Lederman.
Tese de Mestrado. Unifesp/EPM, 2005.

OBJETIVO: Estudar a influência da filtração de fótons de raios-X e sua correlação com a dose de radiação e a qualidade das imagens radiográficas.
MÉTODOS: A verificação da influência da filtração foi aplicada aos estudos radiológicos do tórax pediátrico, por intermédio de um simulador antropomórfico equivalente a uma criança de cinco anos de idade, e com ferramentas de resolução (pares de linha por milímetro) e de contraste (escada de Al). As simulações foram realizadas em equipamento de raios-X com filtração inerente (2,5 mmAl), e com inserção de filtros adicionais de 2,0 mmAl, de 1,0 mmAl com 0,1 mmCu e de 1,0 mmAl com 0,2 mmCu. As imagens radiográficas do simulador foram adquiridas com os diferentes filtros em modo manual e automático de exposição (AEC). Durante as simulações foram realizadas medidas de dose de radiação com pastilhas termoluminescentes (TLD), inseridas na entrada e dentro do simulador.
RESULTADOS: Os resultados obtidos indicaram que a utilização da filtração adicional não alterou a resolução de imagens em termos de pares de linha/mm e possibilitou uma redução de dose de radiação de até 70% em comparação com a filtração inerente.
CONCLUSÃO: A utilização de filtração adicional de 1,0 mmAl com 0,2 mmCu apresentou a melhor relação entre dose de radiação e qualidade de imagens, atendendo-se assim o princípio de otimização de dose preconizado pelo ALARA.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554