Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 38 nº 3 - Maio / Jun.  of 2005

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 174 to 174



RESUMO DE TESE

PDF Português      

Texto em Português English Text

RESULTADOS: Dezesseis pacientes com 23 tumores realizaram a tomografia computadorizada funcional antes e 12 semanas após o tratamento com a talidomida. Os valores do fluxo sanguíneo, volume sanguíneo e permeabilidade capilar apresentaram diminuição estatisticamente significante 12 semanas após o tratamento com a talidomida. Houve correlação estatisticamente significante entre o tempo de progressão da doença e a mudança nos valores do fluxo sanguíneo e da permeabilidade capilar 12 semanas após o tratamento. O grupo dos pacientes que responderam ao tratamento apresentou redução estatisticamente significante nos valores do fluxo sanguíneo depois de 12 semanas de tratamento, quando comparado com o grupo dos pacientes que não responderam. Houve também correlação estatisticamente significante entre a regressão do tamanho dos tumores que foram submetidos à tomografia computadorizada funcional e a mudança nos valores do fluxo sanguíneo 12 semanas após ter sido iniciado o tratamento com a talidomida.
CONCLUSÕES: A perfusão por tomografia computadorizada foi capaz de demonstrar os efeitos anti-angiogênicos da talidomida nos pacientes portadores de metástases de adenocarcinoma renal através da mudança nos valores dos parâmetros funcionais, podendo ser, futuramente, usada como um método de acompanhamento e avaliação do prognóstico de pacientes oncológicos em terapia anti-angiogênica.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554