Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 38 nº 2 - Mar. / Abr.  of 2005

RESUMO DE ARTIGO
Print 

Page(s) 100 to 100



RESUMOS DE ARTIGOS

PDF Português      

Texto em Português English Text

Mariana Calomeni Elias
Médica Residente do Departamento
de Radiologia da UFF

 

Detecção da doença tromboembólica por venografia indireta versus angiografia pulmonar, ambas utilizando a tomografia computadorizada

 

 

Cham MD, Yankelevitz DF, Henschke CI. Thromboembolic disease detection at indirect CT venography versus CT pulmonary angiography. Radiology 2005;234:591-4.

OBJETIVO: Avaliar o aumento na detecção da doença tromboembólica utilizando a venografia indireta por tomografia computadorizada (TC) versus a angiografia pulmonar por TC e determinar a importância do intervalo de corte para a venografia com base na extensão do trombo.
MATERIAIS E MÉTODOS:O estudo incluiu 1.590 pacientes consecutivos submetidos a angiografia pulmonar devido a suspeita de embolismo pulmonar. Dois minutos após a conclusão da angiografia, foi realizada a venografia indireta por TC da croça da ilíaca até a fossa poplítea. A presença de embolismo pulmonar ou de trombose venosa profunda (TVP) foi registrada em todos os pacientes. A extensão de todos os trombos venosos profundos achados nos primeiros 378 exames consecutivos também foi registrada.
RESULTADOS: Embolismo pulmonar foi detectado em 243 (15%) dos 1.590 pacientes submetidos a angiografia pulmonar com TC e a trombose venosa profunda foi detectada em 148 (9%) dos pacientes que realizaram venografia indireta com TC. Dos 148 pacientes com TVP, 100 pacientes apresentaram embolismo pulmonar. Assim sendo, a realização concomitante de venografia indireta com a angiografia pulmonar resulta no aumento de 20% na detecção da doença tromboembólica, comparada somente com a angiografia pulmonar. Dos 378 pacientes, a trombose venosa profunda estava presente em 33 pacientes que se submeteram à venografia indireta. Dois (6%) dos 33 pacientes possuíam coágulos que mediam 2 cm ou menos, seis (18%) mediam de 3 a 4 cm e em 25 (76%) os coágulos mediam mais que 4 cm de extensão.
CONCLUSÃO: A adição da venografia indireta à angiografia pulmonar aumenta o índice de detecção da doença tromboembólica em 20%. A venografia indireta com TC usando intervalos de cortes contínuos, com espessura do corte de 1 cm, é recomendada para se detectar a trombose venosa profunda com exatidão.

Mariana Calomeni Elias
Médica Residente do Departamento
de Radiologia da UFF


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554