Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 38 nº 1 - Jan. / Fev.  of 2005

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 68 to 68



PDF Português      

Texto em Português English Text

A ultra-sonografia transretal habitual (escala de cinza) apresentou sensibilidade de 67,7%, especificidade de 52,8%, valor preditivo positivo de 45,6% e valor preditivo negativo de 73,6%. A adição do estudo com Doppler colorido ocasionou um aumento importante da especificidade (de 52,8% para 79,2%) e do valor preditivo positivo (de 45,6% para 62%), porém não aumentou a sensibilidade do método (58%). Além disso, houve uma perda de 32,2% dos cânceres, que não foram diagnosticados por nenhum dos dois métodos, e esses pacientes, apesar de possuírem cânceres menos extensos, eram todos clinicamente significativos (Gleason 6 ou mais).

Conclui-se, portanto, que mesmo com a associação do Doppler colorido, a ultra-sonografia transretal não possui capacidade suficiente para definir, através dos seus achados, quais pacientes devem ou não realizar biópsia.

 

Processos expansivos da cavidade nasal: avaliação por tomografia computadorizada

 

Autor: Vinicius França de Mendonça
Orientadores: Antonio Carlos Pires Carvalho, Edson Mendes Boasquevisque

Dissertação de Mestrado. UFRJ, 2004

 

Neste trabalho foram analisados, retrospectivamente, os exames de tomografia computadorizada e os prontuários médicos de 20 pacientes portadores de processos expansivos da fossa nasal, matriculados no Instituto Nacional de Câncer do Rio de Janeiro (INCa-RJ).

O grupo foi composto de 11 homens e nove mulheres, com idade média de 48,3 anos (mediana de 48 anos).

Houve predomínio dos tumores de linhagem epitelial e o carcinoma epidermóide foi o mais freqüente. Os tipos histológicos encontrados foram: seis carcinomas epidermóides, três melanomas, dois carcinomas adenóides císticos, um adenocarcinoma polimórfico de baixo grau, um carcinoma indiferenciado, um carcinoma neuroendócrino, um linfoma não-Hodgkin, um rabdomiossarcoma alveolar, um sarcoma fusocelular grau II, um estesioneuroblastoma, um hemangioma e um rinólito. Dentre os sintomas clínicos na primeira consulta, obstrução nasal e epistaxe estiveram presentes em 70% dos casos. A fossa nasal esquerda foi o sítio de origem de 11 dos 20 tumores e em 50% dos pacientes houve comprometimento de todos os compartimentos da cavidade nasal. O andar médio foi envolvido em 90%. Houve erosão do septo nasal em 65% dos pacientes e fratura em 10%. Em 70% dos casos ocorreu extensão às estruturas vizinhas.

A grande maioria dos tumores apresentou grandes volumes ao diagnóstico, com padrão de realce variado após a administração venosa do meio de contraste. A tomografia computadorizada foi capaz de caracterizar as lesões no que diz respeito ao comprometimento da fossa nasal e definir a extensão tumoral para as estruturas vizinhas.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554